Povos indígenas do Amazonas participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Pelo segundo ano consecutivo, as representatividades indígenas do Amazonas estão fazendo parte do grupo de expositores da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) por meio do estande temático da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). No espaço, que chama a atenção pela diversidade de produtos em exposição, a comunidade tem a oportunidade de conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pela Secretaria e adquirir produtos artesanais confeccionados por povos indígenas da região do Alto Rio Negro e de outras localidades do Amazonas.
Com o estande, o objetivo da Seind é divulgar aspectos da cultura indígena regional, motivando os participantes da SNCT a conhecer e, consequentemente, valorizar as tradições genuinamente amazônicas. O espaço também é propício para que a população em geral observe o trabalho social desenvolvido pela Secretaria em prol dos povos indígenas do Estado.
De acordo com o expositor Denísio Araújo, que faz parte da Coordenação de Cultura, Esporte e Lazer da Seind e pertence à etnia Tikuna, a comunidade poderá observar uma mostra de fotografias que retrata o cotidiano de vários povos indígenas, verificar amostragens de produtos artesanais e obter explicações sobre projetos sociais desenvolvidos pelo órgão em prol da população indígena. “Projetos na área jurídica, de registro e expedição de documentos, de combate à violência e de valorização da cultura são algumas das ações da Seind que podem ser conhecidas por quem visitar o nosso stand”, indicou Denísio.
ARTESANATO
Além de absorver conhecimento, os que visitarem o parque de exposição também poderão adquirir produtos que representam com grande propriedade a cultura indígena local. Artigos como bolsas, brincos, tornozeleiras, colares, redes, anéis, vasos e porta-objetos podem ser adquiridos a partir de R$ 1,00. “São produtos que chamam a atenção pela originalidade e fabricados com materiais próprios da região amazônica, tais como piaçava, fibra de tucum e semente de açaí. Por preços simbólicos, os visitantes poderão voltar para casa com uma lembrança tipicamente amazônica”, indicou Dionísio, lembrando que tais produtos simbolizam a cultura e a inteligência criativa dos povos indígenas da região.
Para Dionísio, a participação das etnias indígenas na Semana de Ciência e Tecnologia é marcante. “Existem poucos espaços para a divulgação da nossa cultura. Aqui é um deles e participamos com muito entusiasmo”, revelou.
SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada no Amazonas pela SECTI-AM, sendo considerado o maior evento da área no Estado. A edição 2012 da SNCT possui como tema “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Apesar do nome, as atividades da Semana Nacional de C&T começaram no início de outubro e irão se estender até o fim do mês. Mais de 3800 atividades serão desenvolvidas por cerca de 80 instituições em todos os 62 municípios do Amazonas.
Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por Afonso Júnior/SEDUC