Pesquisa sobre infecções genitais será apresentada em Congresso Nacional
Os resultados parciais de uma pesquisa sobre o quadro das infecções genitais causadas por clamídia (Chlamydia trachomatis), entre jovens de 14 a 25 anos, sexualmente ativos, serão apresentados no 9º Congresso da Sociedade Brasileira de DST e 5º Congresso Brasileiro de Aids. O Encontro será realizado em Salvador (BA), de 18 a 21 de agosto. Denominado ‘Aplicabilidade do teste de captura híbrida no rastreamento de Chlamydia trachomatis em uma população jovem, de 14 a 25 anos, em Manaus (AM)’, o projeto está sendo desenvolvido pela Fundação Alfredo da Matta (Fuam).
A pesquisa foi uma das aprovadas pelo Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape – Edital 001/2013), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O edital também contemplou outros 12 trabalhos. Os proponentes receberão passagens áreas para apresentar os resultados das pesquisas científicas em congressos, jornadas e/ou reuniões científicas realizadas em outros Estados do Brasil.
Desenvolvida desde outubro de 2012, a pesquisa é realizada pelo estudante do 4º período de Ciências Biológicas da Faculdade Literatus (UniCel), Cristiano Oliveira da Silva, sob a orientação do professor mestre da Fuam, Daniel Lúcio Rodrigues. A previsão é de que os estudos sejam concluídos ainda neste ano. Conforme Silva, os levantamentos são feitos nas Policlínicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito de Saúde da Zona Oeste (Disa Oeste).
“Os jovens que procuram o serviço básico de saúde, que não seja por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) ou exame pré-natal, são selecionados aleatoriamente para coletar amostras de secreção. O exame utilizado é o captura híbrida, que permite o diagnóstico da bactéria antes mesmo de o paciente apresentar qualquer sintoma”, destacou.
O exame de captura híbrida é muito simples e não dói, segundo Silva. Ele explicou que nas mulheres as amostras de secreção do colo uterino, da vagina ou da vulva são coletadas com o auxílio de uma escovinha especial de haste longa. Nos homens, a coleta é feita introduzindo a escovinha no canal uretral e causa apenas um pequeno desconforto. Após o exame, a escovinha é colocada em um tubo com líquido especial e enviada ao laboratório para análise.
Segundo Silva, estudos anteriores apontaram que Manaus possui uma alta frequência de infecção pela bactéria Chlamydia trachomatis. Por este motivo, é preciso investir em um programa de rastreio por meio da captura híbrida, pois seria mais econômico que o tratamento de pessoas infectadas.
CLAMÍDIA
A clamídia é uma das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) mais comuns entre adolescentes e jovens adultos no mundo. Pode infectar homens, mulheres e ser transmitida da mãe para o filho durante o parto. A infecção atinge especialmente os órgãos genitais e é uma das causas da infertilidade masculina e feminina.
SOBRE O PAPE
O programa apoia, com passagens aéreas, pesquisadores e estudantes de graduação ou de pós-graduação, para apresentarem trabalhos em eventos científicos e tecnológicos nacionais ou internacionais.
.
Fonte: Agência Fapeam, por Luiz Guilherme Melo