Empresa do AM fabrica produtos a partir da reciclagem de materiais orgânicos
O uso de tecnologias e o investimento em pesquisas destinadas a reciclagem de papéis e resíduos orgânicos resultaram em uma forma inovadora de fabricar produtos regionais. Essa iniciativa de como a ciência pode ajudar o nosso dia a dia vem do estande da empresa Reciclagem e Fibras da Amazônia (Refiam), montado na Estação Ciência no Clube do Trabalhador (Sesi) durante a exposição na 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Fundada em 2007, a Refiam é uma empresa especializada na reciclagem de papel e fabricação de mantas de fibras vegetais por meio da transformação de resíduos orgânicos, como resíduo de guaraná e açaí, cascas de banana, cebola e alho. A partir deste trabalho, os materiais são transformados em artigos de papelaria, brindes promocionais ou institucionais, como cartões, convites, pastas, bolsas e embalagens.
De acordo com a representante da empresa na SNCT, Sônia Regina Sampaio, a participação da Refiam é estratégica, pois o evento é uma vitrine de divulgação das atividades desenvolvidas, além de atingir, especialmente, o público estudantil, que no futuro podem vir a se tornar potenciais clientes. “O estande tem sido bem visitado pelos estudantes. Também temos recebido visita de pessoas da área comercial”, afirmou.
PRODUTOS ARTESANAIS
No estande da Refiam, o público também encontrou uma exposição de produtos artesanais produzidos com componentes regionais. Segundo Sônia, são produtos feitos com escamas de pirarucu, sementes e animais da região. “São peneiras, cestarias, imãs de geladeiras e brincos. Vale a pena conferir”.
SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada no Amazonas pela SECTI-AM, sendo considerado o maior evento da área no Estado. A edição 2012 da SNCT possui como tema “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Apesar do nome, as atividades da Semana Nacional de C&T começaram no início de outubro e irão se estender até o fim do mês. Mais de 3800 atividades serão desenvolvidas por cerca de 80 instituições em todos os 62 municípios do Amazonas. As atividades na Estação Ciência encerraram neste sábado (20). No entanto, a programação da SNCT continua durante o mês com ações como a Pedalada da Ciência, o Café Científico e a atividade Portas Abertas.
Fonte: CIÊNCIA em PAUTA, por Carlos Fábio Guimarães