Instituições estrearam na Estação Ciência
Cerca de 50 instituições de ensino e pesquisa, além de empresas participaram este ano, da Estação Ciência, a mais tradicional atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas. Algumas delas participaram pela primeira vez do evento.
O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sejel), a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Público (Semulsp) e o Instituto Fraunhofer estavam entre as estreantes.
A pesquisadora do Idesam, Paola Bleicker, explicou que a SNCT foi uma oportunidade de divulgar as ações desenvolvidas pelo instituto, implantado desde 2004, em Manaus. “A semana é a oportunidade de apresentar os nossos programas de pesquisas na área de Mudanças Climáticas, Recursos Naturais, Unidades de Conservação e Carbono Neutro, além de anunciar para os visitantes a mais nova ferramenta desenvolvida pelo instituto, que calcula as emissões de Gás Carbônico (CO2) geradas a partir das suas principais atividades cotidianas como transporte, consumo de energia elétrica, gás de cozinha e viagens aéreas”, salientou. A ferramenta está disponibilizada no endereço eletrônico www.idesam.org.br.
Outro órgão estreante, a SEAS está com estande sobre as atividades desenvolvidas pela secretaria, com destaque para o Pronto Atendimento Itinerante (PAI). De acordo com a assistente social da Seas, Marciakele de Oliveira, o PAI tem por objetivo levar serviços à população que mora em cidades de difícil acesso. “É uma ação realizada em parceria com o Exército, que mais do que promover saúde também possibilita o acesso à cidadania,com emissão de documentos como Registro Geral (RG) e Certidão de Nascimento”, diz.
SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada no Amazonas pela SECTI-AM, sendo considerado o maior evento da área no Estado. A edição 2012 da SNCT possui como tema “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Apesar do nome, as atividades da Semana Nacional de C&T começaram no início de outubro e irão se estender até o fim do mês. Mais de 3800 atividades serão desenvolvidas por cerca de 80 instituições em todos os 62 municípios do Amazonas.
CIÊNCIA em PAUTA, por Maíra Pessoa/ UEA