Portal CIÊNCIA em PAUTA é bem recebido pelo público

Ousado, interativo, dinâmico e agregador. Essas foram as características de leitores e espectadores após o lançamento do portal de divulgação científica CIÊNCIAemPAUTA da Secretaria de Estado de Ciência de Ciência e Tecnologia (SECTI-AM) na última terça-feira, 16 de outubro, no auditório da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Além de jornalistas, empresários e gestores de instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), o lançamento do CIÊNCIAemPAUTA contou também com a presença de estudantes de Jornalismo interessados em descobrir novas oportunidades no campo Científico.

A estudante do curso de Jornalismo, Wanessa Leal, considerou a ideia do portal válida, além do caráter inédito no Amazonas. “Estamos precisando fazer divulgação científica mais próxima da sociedade, sem uma linguagem rebuscada da academia. O portal é bem diferente justamente pela gama de conteúdos que congrega”, destacou.

TRANSPARÊNCIA

O portal também consegue aliar o conteúdo informativo e opinativo, além de disponibilizar dados sobre transparência pública e investimentos na área de CT&I. A questão foi abordada pela jornalista e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ivânia Vieira. Para ela, o CIÊNCIAemPAUTA amplia os dados e incentiva outras organizações a adotarem a mesma conduta.

“É o nascimento de um portal de forma audaciosa, mas com muita responsabilidade. Esse portal, que foi feito por várias mãos, é resultado de reflexões, de uma equipe que decidiu de forma coesa, construir e dar visibilidade a essas ações. Ele tem uma feição plural, que amplia a transparência no Estado do Amazonas”, lembrou.

::: LEIA TAMBÉM

Portal Ciência em Pauta é lançado para fortalecer divulgação científica

OUSADIA

Durante a solenidade de lançamento, o secretário da SECTI-AM, Odenildo Sena, afirmou que o portal pretende disponibilizar o melhor conteúdo de divulgação científica já existente na internet. O CIÊNCIAemPAUTA surge, então, com a missão de trazer uma nova concepção de divulgar conhecimento, reunindo informações das várias vertentes de CT&I.

“Ter uma ciência de qualidade é fundamental, mas não basta. É preciso conseguir que os resultados e produtos desses investimentos cheguem ao conhecimento da sociedade. Nesse sentido, o portal CIÊNCIAemPAUTA assume um papel importante. Ele se associa a outras iniciativas para fortalecer esse desafio de aproximar a ciência da sociedade, mostrando os seus benefícios no dia a dia da população”, disse Sena durante o evento.

A ousadia do projeto também foi destacada pela professora Ivânia Vieira. “É um projeto ousado e atrevido, pela forma como está caracterizado. Ele é atrevido porque se coloca como um dado novo em relação aos outros portais que se tem no País. Ele se insere no contexto global e não deixa nada a desejar, cumprindo um papel estratégico de disponibilizar informações aos trabalhadores, à comunidade brasileira e amazonense”, salientou.

Fonte: CIÊNCIA em PAUTA, por Vanessa Brito.