MDIC divulga levantamento sobre a biotecnologia no Brasil
A Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Fundação BIO-RIO, divulgou os resultados do Diagnóstico sobre Escalonamento de Biotecnologia no Brasil. O documento faz uma análise da oferta e da demanda de serviços.
De acordo com o MDIC, 70% das empresas de biotecnologia são pequenas e médias. A fase de escalonamento acaba sendo um gargalo para que os avanços do conhecimento acumulados pelos pesquisadores brasileiros possam sair do papel e do laboratório e chegar aos mercados nacional e internacional.
A metodologia escolhida para análise foi da pesquisa qualitativa e quantitativa, baseada em dados coletados de amostra relevante, previamente utilizada no Mapa de Biotecnologia no Brasil 2011. Além disso, foram enviados questionários a um grande número de empresas e centros de pesquisa.
O diagnóstico sobre quais empresas e que serviços para escalonamento estão disponíveis no mercado nacional permitirá a elaboração de propostas de aperfeiçoamento, definindo-se fontes de recursos e soluções organizacionais pertinentes.
O estudo também traz uma análise de viabilidade econômica, o exame de uma planta multipropósito para produção de enzimas industriais pelo processo de fermentação em estado sólido.
O estudo inédito está disponível neste link.