Dispositivo monitora vagas de estacionamento para deficientes

Agência CT&I Amazonas, por Esterffany Martins e Rui Mendes

Projeto pode facilitar estacionamento de pessoas deficientes. Foto: Reprodução/Vídeo

Recife (PE) – Os trabalhos de tecnologia assistiva levados ao estande do Amazonas na 65ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 21 a 26 de julho, na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, têm chamado a atenção dos visitantes. Dentre as pesquisas apresentadas no local, está o aparelho de Monitoramento Eletrônico de Vagas de Estacionamento para Deficientes (Meved).

O Meved é um dispositivo que identifica se o veículo tem autorização para estacionar em vagas especiais para deficientes. Caso não esteja cadastrado, a placa do automóvel é fotografada e, automaticamente, enviada ao Departamento de Trânsito. O protótipo foi desenvolvido pelos estudantes da Fundação Nokia, em 2012.

Sobre a SBPC

A Reunião Anual da SBPC é um dos maiores eventos científicos do Brasil e o tema central de 2013 é ‘Ciência para o novo Brasil’. A participação do Meved e seus desenvolvedores na 65ª Reunião Anual da SBPC foi possível por meio de um convite do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM).

Agência CT&I Amazonas, por Esterffany Martins e Rui Mendes