Ifam desenvolve projeto de monitoramento de embarcações

Agência CT&I Amazonas, por Manoela Moura

Pesquisador Diego Câmara desenvolveu pesquisa sobre segurança de banhistas na praia. Foto: Agência CT&I Amazonas/Manoela Moura

Recife (PE) – Garantir a segurança de banhistas na praia e contribuir para a eficácia da Norma de Autoridade Marítima (Normam) é o objetivo de uma pesquisa realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). O projeto ‘Rede de sensoriamento de embarcações: uma garantia de proteção de banhistas’ foi desenvolvido pelo professor Diego Câmara, do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI).

A iniciativa tem o objetivo de monitorar as embarcações por meio de um programa de computador que envia informações por radiofrequência para torres localizadas próximas às orlas. Esta ação permitirá limitar o tráfego de barcos e navios e evitar possíveis acidentes.

O estudo está sendo divulgado no estande da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife.

Ouça a reportagem completa, clique AQUI.

Agência CT&I Amazonas, por Manoela Moura