Pesquisadores registram mil espécies de peixes no Rio Madeira
Uma pesquisa da Universidade de Rondônia (Unir) descobriu cerca de 40 novas variedades de peixes no Rio Madeira. O estudo, que durou três anos, tem a perspectiva de atingir a identificação de mil espécies na bacia, e credencia o rio como o de maior biodiversidade do mundo. Essa é a maior pesquisa já feita na Amazônia de ictiofauna (nome do conjunto de espécies de peixe de um determinado local). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O levantamento faz parte do programa de conservação da ictiofauna para a construção da Hidrelétrica de Santo Antônio. Uma área de 1,7 mil km (quase o tamanho total do rio) foi avaliada, e um total de 957 espécies de peixe foram encontradas desde novembro de 2008.
Para os pesquisadores, o alto número encontrado no Madeira está ligado à abrangência da pesquisa. Entre os principais achados estão um gênero novo de arraia, pouco comum nos rios amazônicos, um exemplar raro de linguado e uma espécie de peixe brilhante, chamada de Phreatobius.
As novas espécies transformaram o acervo do laboratório na terceira maior coleção de peixes amazônicos do País, com um total de 250 mil exemplares.
Fonte: Terra