Palestras sobre empreendedorismo marcam programação do Inovamazonas em Manaus
O Workshop internacional de Inovação do Amazonas (Inovamazonas) reserva uma extensa programação para esta quarta-feira (07). Para orientar a criação do Investamazonas, foi firmada parceria com o Criativos – entidade que possui um selo de diferencial mercadológico e representa empresas com alto potencial criativo. Essa parceria está possibilitando trazer para o evento empresários renomados que ministrarão palestras sobre temas de interesse para quem se interessa pela temática da inovação tecnológica.
A abertura de um dos maiores eventos de empreendedorismo da região norte ocorreu nesta terça-feira (06), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM). O Inovamazonas segue até a próxima quinta-feira (08). O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), por meio do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM).
INVESTAMAZONAS
Este ano, o Inovamazonas possui dois objetivos principais: estimular a criação de um Fundo de Capital de Risco (Investamazonas) e realizar, pela primeira vez em seu âmbito, o Fórum de Investidores. Segundo o chefe do Departamento de Apoio à Inovação da SECTI-AM e coordenador do evento, Kleber Abreu, o objetivo é aprender com os investidores.
“O primeiro momento para essa criação é aprender com os fundos de investimentos tradicionais, por isso que estamos trazendo alguns representantes destes para que possamos nos espelhar em modelos de sucesso”, explica o chefe do Departamento de Apoio à Inovação da SECTI-AM e coordenador do evento, Kleber Abreu. De acordo com ele, a segunda etapa será encontrar players regionais que tenham interesse em participar da carteira de investidores anjos.
As palestras ocorrerão na quarta-feira (07), no horário das 9h às 16h, e terão como temas “Capital de Risco X Realidade Local”, “Investidor-Anjo do Amazonas”, “Criação de Fundo de Capital de Risco – Investamazonas”, entre outros.
FÓRUM DE INVESTIDORES
Outro destaque da programação deste ano do Workshop Internacional de Inovação do Amazonas é a realização do Fórum de Investidores. O objetivo é colocar frente a frente empresários regionais e investidores convidados de maneira a incentivar novos negócios e contribuir para a geração de emprego e renda na região.
Para o fórum de investidores, que será realizado no dia oito (quinta-feira), estão confirmadas a participação de nove empresários de diferentes segmentos, como Tecnologia da Informação (TI), fitocosméticos, alimentos e bebidas, e mecânica. Os investidores convidados atuam no ramo de investimentos de risco e são oriundos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Haverá ainda um investidor internacional, da Suíça.
Kleber Abreu explica que a sistemática do fórum compreenderá a realização de reuniões fechadas, previamente agendadas, com duração de 15 minutos. Na ocasião, os empresários amazonenses terão a oportunidade de expor seus produtos e serviços para os investidores, tendo como base um modelo de apresentação padrão. “Trata-se de um momento de negociação inicial, onde se tem a perspectiva de que estes potenciais interesses possam vir a se tornar negócios, após um período de conversa e readequação de foco”, afirma o coordenador do evento.
De maneira a garantir que as apresentações sejam feitas de forma criativa, os empresários receberam treinamento promovido pela SECTI-AM em conjunto com o Núcleo de Geração de Negócios do CBA. A finalidade foi orientar sobre a melhor maneira de conduzir a apresentação de seus produtos/serviços e assim, atrair o interesse dos potenciais investidores.
SOBRE O INOVAMAZONAS
O Inovamazonas é destinado a empresários, dirigentes institucionais, gestores públicos, pesquisadores e demais interessados na temática da inovação tecnológica. O evento visa a atender a necessidade da aproximação do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) com o setor produtivo, incentivando o fortalecimento de empresas da região.
Fonte: CIÊNCIAemPAUTA