Software promete melhorar qualidade do som emitido por megafones

Os anúncios feitos em aeroportos e outros locais públicos poderão ser melhor compreendidos com nova tecnologia desenvolvida por cientistas da Escócia. Foto: Lucas Nanini/G1

Cientistas da Escócia afirmam ter encontrado uma possível solução para o problema dos anúncios transmitidos por megafone, com frequências incompreensíveis, graças a um novo sintetizador de voz que poderá ser muito útil em estações de trem, rodoviárias e aeroportos.

Eles desenvolveram um software que altera o discurso de alguém antes dele ser transmitido, tornando-o mais fácil de ouvir e livre de ruídos que possam atrapalhar a compreensão.

O sistema de fala sintética poderá ajudar a fazer anúncios públicos em locais como estações ferroviárias ou instalações esportivas. A pesquisa foi realizada por especialistas da Universidade de Edimburgo.

Para se chegar ao resultado, a equipe estudou como as pessoas percebem os anúncios em diferentes ambientes, como um trem parado. A partir de um programa matemático, algumas palavras de uma determinada mensagem transmitida com ruído foram melhoradas.

Os cientistas se deram conta de que os ouvintes prestam atenção especial às partes fáceis de ouvir e descifram o resto do anúncio a partir dali.

No grupo de cientistas está uma brasileira. A pesquisadora Cassia Valentini Botinhao disse, em comunicado divulgado pela universidade, que “ambientes barulhentos tornam difícil a compreensão do que está sendo dito [em alto-falantes] e a solução de falar mais alto não é a mais inteligente. Nossos resultados podem oferecer uma alternativa”, explica.

Fonte: G1