Empresários de Coari entusiasmados com o Tecnova Amazonas
![O empresário Fábio de Lima Cunha está entusiasmado com o Programa Tecnova Amazonas. Foto Denison Silvan](http://temporario.seplancti.am.gov.br/wp-content/uploads/2013/09/emp-310x220.jpg)
“Quero saber como participar do edital do Programa Tecnova Amazonas”. Dita pelo empresário Fábio de Lima Cunha, esta frase foi recorrente na reunião realizada na noite da última quinta-feira (19/09), no Auditório Silvério Neri, na cidade de Coari, que contou com a presença de um grupo de mais de 50 pessoas. O objetivo da reunião era exatamente divulgar para o empresariado local o Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Pequenas Empresas no Estado do Amazonas (Tecnova Amazonas), que teve seu edital lançado pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com recursos também do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O edital está disponibilizando o valor recorde R$ 13,5 milhões para investimentos em inovação tecnológica de produtos e serviços no Estado.
A reunião em Coari foi uma iniciativa da Fapeam, que, para a sua realização, contou a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além do apoio da prefeitura de Coari, por intermédio da Secretaria Municipal da Indústria de Petróleo e Gás. O Tecnova Amazonas é uma articulação de instituições governamentais que envolve, além da Fapeam, Finep, Senai e IEL, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-Am), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Rede Amazônica de Incubadoras (Rami). Para atingir o objetivo do Programa Tecnova Amazonas, essas instituições contam com o apoio do Sebrae, Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).
O Sebrae, inclusive, disponibilizou sua representação em Coari para dar o suporte necessário para que os empresários locais possam elaborar suas propostas de inovação tecnológica voltadas para as áreas de gás e petróleo, energias alternativas, tecnologia da informação (TI), construção naval, produtos alimentícios, florestais e biotecnológicos e produtos e serviços ambientais. Os empresários interessados foram informados que têm até o dia 24 de outubro para a submissão de propostas. A divulgação dos resultados está marcada para janeiro de 2014 e os projetos aprovados terão o prazo de até 24 meses para sua execução.
Durante a reunião em Coari, a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, foi representada pelo chefe do Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon), jornalista Denison Silvan, o Senai, pelo economista Alan Fernandes, e o IEL, pelo consultor Pedro Santos. Antes da reunião, uma equipe composta por Alan Fernandes, Pedro Santos e o consultor do Sebrae Israel Folgoza fizeram visitas aos estabelecimentos comerciais e industriais de Coari, para convidar os empresários a participar da reunião no Auditório Silvério Neri.
Fábio de Lima Cunha e sua esposa Socorro Cabral responderam afirmativamente ao convite. Eles são empresários do ramo hoteleiro de Coari, proprietários de um hotel no Centro da cidade, além de uma academia de ginástica. O mais novo empreendimento do casal é o Saúde Flat Hotel, a ser inaugurado brevemente em um local relativamente distante do Centro. O empresário conta que, ao ser contato pela equipe que estava fazendo a divulgação do Tecnova em Coari, sua primeira reação foi como aproveitar essa oportunidade de negócio, uma subvenção econômica, ou, dito de maneira simples, um dinheiro a ser investido em inovação tecnológica sem precisar devolver ao credor. Essa foi o modo encontrado pelo Governo Federal, como parte de sua política pública para a área de ciência, tecnologia e inovação, para que as micro e pequenas empresas brasileiras possam dar um salto de qualidade em seus produtos e serviços, beneficiando, assim todo o conjunto da população.
Com a estrutura do novo hotel praticamente pronta, Fábio Cunha acredita que possa inovar em gestão hoteleira, ao introduzir em seu hotel um sistema de aquecimento de água movido a células fotovoltaicas concomitantemente a gás natural, duas fontes de energia abundantes naquele município. Segundo o empresário, esse sistema misto, além da confiabilidade do fornecimento de energia, proporcionaria uma economia significativa, o que permitiria adequar o preço das diárias do hotel àqueles praticados pela concorrência, que geralmente não oferece o conforto de um banho térmico. “O empresário brasileiro precisa constantemente inovar para que possa se manter no mercado e, assim, oferecer produtos e serviços cada vez melhores”, acredita Fábio Cunha.
Com uma economia cada vez mais pujante, o município de Coari produz o melhor petróleo do Brasil e detém a maior área continental de gás do País e, conforme o secretário municipal da Indústria de Petróleo e Gás, Adão Martins, para aproveitar melhor essas condições favoráveis, é necessário que o empresariado invista em inovação tecnológica. Em relação ao Tecnova Amazonas, o secretário acredita que os empresários locais não podem perder essa oportunidade de apresentar uma proposta à Fapeam e, assim, aumentar a competitividade de suas empresas. Segundo Adão Martins, a prefeitura aposta no apoio à inovação empresarial, pois inclusive já conta com um programa formatado neste sentido, o que deverá contribuir para o desenvolvimento da indústria e do comércio. “A prefeitura de Coari está disposta a dar o incentivo e apoio necessários ao desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica em nosso município e, neste contexto, o Tecnova Amazonas é muito bem vindo”, afirma Adão Martins.
Fonte: Agência Fapeam, por Denison Silvan