Abipti avalia modelo de gestão da SECTI-AM
CIÊNCIAEMPAUTA, POR CLEIDIMAR PEDROSO
Visando a melhoria da prestação do serviço público, uma equipe da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) esteve em Manaus para avaliar o modelo de gestão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM).
Os critérios considerados durante a avaliação são definidos pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), desenvolvido pelo Governo Federal. A equipe realizou análise com base no relatório de gestão do ano de 2012, e permaneceu em Manaus até a última sexta-feira (04).
“O programa busca a melhoria dos serviços prestados pelas instituições públicas. A instituição adota suas práticas e busca atender aos requisitos estabelecidos nesse critério de avaliação. É um instrumento para avaliar a gestão pública no atendimento ao cidadão”, disse Alan Fragai, avaliador da Abipti.
Para avaliação foi estabelecido uma régua de pontuação que tem três marcações: 250, 500 e mil pontos. “A instituição escolhe umas dessas três marcações que indicam o total de pontos e ela vai se enquadrar aos requisitos inerentes àquela pontuação que escolheu”, disse Alan.
Nessa régua de pontuação, a SECTI-AM se candidatou na pontuação 250 pontos. “Quanto maior a pontuação, maior a maturação da instituição. A pontuação 250 é para as instituições que estão iniciando elaboração de seus relatórios de gestão, mas bastante empenhadas em se aperfeiçoar na prestação de serviços”, explicou Alan.
O processo de avaliação é um projeto desenvolvido pela Abipti. “As instituições fazem convênios com a associação que, por sua vez, disponibilizam avaliadores”, explicou Alan. A avaliação começou com a análise do relatório enviado pela SECTI-AM. Após 30 dias, a equipe visitou a secretaria para certificar o que está no relatório. O resultado da avaliação será divulgado em até um mês.
O resultado identificará os pontos fortes do modelo de gestão implantado pela SECTI-AM e quais as necessidades de melhorias.
Entre as diversas práticas de SECTI-AM, duas serão eleitas pela equipe de avaliadores como prática de boa gestão. Essas boas práticas estarão disponíveis em um banco de dados que pode ser consultado pelas instituições de todo o País que também são conveniadas.
Além disso, todos os anos a Abipti realiza um workshop nacional onde são apresentados os melhores exemplos de boas práticas de gestão. “Todos os demais institutos tomam conhecimento das práticas que são indicadas”.
LEIA MAIS…
>>> Modelo de Gestão da SECTI-AM é avaliado como positivo pela Abipti
CIÊNCIAemPAUTA, Cleidimar Pedroso