“Portas Abertas” recebe público para atividades da SNCT
CIÊNCIAEMPAUTA, POR SÉFORA LITAIFF
Entre as ações programadas para a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/2013), no Amazonas, está o“Portas Abertas”, atividade que vai permitir aos interessados conhecer o que os órgãos públicos, autarquias e empresas realizam no campo da ciência, tecnologia e inovação no Estado. Com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”, a SNCT acontece de 21 a 27 de outubro.
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) participará do “Portas Abertas”, oferecendo à comunidade palestra com o objetivo de sensibilizar o ato de doar sangue e informar aos estudantes sobre o cotidiano e o funcionamento da Fundação.
Durante a “Estação Ciência”, a ser realizada de 30 de outubro a 02 de novembro, a Hemoam levará ao Clube do Trabalhador do Sesi, a “Exposição de Projetos” dos alunos do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Segundo Myuki Crispim, responsável pelo evento da Fundação Hemoam, o público alvo são as escolas estaduais e municipais e a comunidade no geral. “Instituições parceiras abrem suas portas para receber os visitantes e divulgar seus trabalhos. No dia 01 de novembro vamos disponibilizar as atividades Portas Abertas, e a Exposição de Projetos, acontecerá na “Estação Ciência”, disse.
“Portas Abertas” será oferecida em várias instituições durante a SNCT no Amazonas. Assim como a Hemoam, outros órgãos como a Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia/Ocidental), o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/AM), dentre outras, oferecerão atividades ao público.
Em Manaus, a 10ª SNCT será aberta oficialmente no dia 23, às 10h, na Vila Olímpica, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, mas algumas atividades como o “Papo Ciência” já estão sendo realizadas desde 04 de outubro, para o público interno de escolas públicas.
As ações da SNCT visam sensibilizar os participantes sobre a importância das questões da ciência, tecnologia e inovação para a melhoria da qualidade de vida, além de estimular a prática de esportes e de hábitos saudáveis.
CIÊNCIAemPAUTA, por Séfora Litaiff