Truques de mágica podem ser aplicados no ensino da matemática
Os truques mágicos também podem ser um grande potencial para o ensino da matemática em sala de aula. Foi o que comprovou uma pesquisa realizada por alunos do ensino médio da Escola Fucapi, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic Jr), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Por meio do projeto intitulado “Matemágica”, o grupo orientado pela professora Meng Huey, formulou 40 truques mágicos que são aplicáveis ao ensino e aprendizado da disciplina tão temida por grande parte dos alunos. “O projeto teve o objetivo de aplicar a álgebra a recursos da mágica com atividades desafiadoras relacionadas diretamente a conteúdos da matemática”, explicou Camila Martins, aluna do 1º ano e bolsista do Pibic Jr.
Segundo o aluno, Luiz Isidoro, a matemática aplicada à mágica proporciona um ambiente agradável em torno do ensino da disciplina e pode ser um importante instrumento para professores. “Meu interesse cresceu ainda mais pela matemática por meio desse projeto de iniciação científica, promovendo um raciocínio rápido e também fortalecendo minha vontade de ingressar na área de Engenharia, na faculdade”, disse.
ALGUNS TRUQUES INOVADORES
1 – Adivinhação egípcia;
2 – Multiplicação por onze da velocidade luz;
3 – Descobrindo a carta escondida;
4 – Qual o número riscado?
5 – Sequência de Fibonacci;
6 – As 3 datas consecutivas;
7 – Descobrindo a soma das faces ocultas;
Fonte: Portal Fucapi