Fapeam divulga selecionados da 8ª chamada do RH-Doutorado

O Programa RH-Doutorado é uma ação em fluxo contínuo, ou seja, as bolsas são disponibilizadas enquanto há recursos financeiros. Foto: Reprodução

Com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível para o Amazonas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou, nesta quarta-feira (30), a relação dos seis candidatos aprovados na 8ª chamada do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados do Estado do Amazonas (RH-Doutorado – Fluxo Contínuo), referente ao Edital 004/2013. O Governo do Estado irá investir cerca de R$ 670.512 mil na iniciativa.

O Programa RH-Doutorado é uma ação em fluxo contínuo, ou seja, as bolsas são disponibilizadas enquanto há recursos financeiros. Para esse edital específico, houve uma suplementação financeira no valor de R$ 2.500.000,00, voltada para as próximas três chamadas. Ao longo do ano, estão previstas 11 chamadas.

Entre os aprovados estão pesquisadores das Universidades Federal (Ufam) e Estadual (UEA) do Amazonas, dos Institutos Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/ILMD) e de Tecnologia da Amazônia (Itegam). Foi o caso de Edinilza Ribeiro dos Santos (UEA), que irá realizar o projeto “Prevalência de Depressão nas Áreas de Abrangência da Estratégia Saúde da Família em dois Municípios do Amazonas” na Universidade de São Paulo (USP), na área de medicina preventiva.

Da Ufam, a pesquisadora Selma Maria Silva do Nascimento irá desenvolver o projeto, na área de Educação, sobre “A Formação Continuada de Professores na Modalidade a Distância: Arquitetura e Design Instrucional Requeridos pelo Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação frente aos Desafios do Contexto Amazônico”. Ela dará andamento ao trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para fortalecer ainda mais o campo da Medicina Tropical no Amazonas, a pesquisadora Kátia Maria da Silva Lima (Fiocruz/AM) viajará para a Fiocruz/RJ, onde realizará o projeto “Investigação da Infecção Subclínica por Neisseria Miningitidis e Streptococcus Pneumonia em Populações Indígenas do Amazonas”.

Na área de Engenharia Elétrica, os pesquisadores Eliton Smith dos Santos (Itegam) e Renam Castro Silva desenvolverão os projetos “Análise Integral das Medições Fasoriais Aplicando Algoritmo Genético Visando à Tomada de Decisões’ e ‘Compressão de Imagens e Vídeos Usando Predição e Aproximações Polinomiais”, respectivamente.  Santos irá para a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Silva para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/COPPE).

Na área de Clínica Odontológica, a pesquisadora Andrezza Lauria de Moura irá para a Universidade de Campinas (Unicamp) para realizar o projeto “Estudo Comparativo da Resistência de Placas de Titânio Para Avanço Maxilar Pré-Dobradas e Dobradas Manualmente Para Cirurgia Ortognática”.

SOBRE O PROGRAMA

Concede bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outros Estados da Federação ou no Estado do Amazonas, desde que o Programa de Pós-Graduação não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – Posgrad.

Fonte: Agência Fapeam, por Luís Mansuêto