Finep divulga resultado de editais de navipeças e engenharia biomédica

Um dos editais tem o objetivo de ampliar o índice de nacionalização das embarcações produzidas no Brasil. Foto: Reprodução

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) publicou os resultados finais de duas chamadas públicas. Elas abrangem os setores de indústria naval e engenharia biomédica.

O edital voltado para a área de navipeças teve 21 propostas aprovadas, no total de R$ 28,6 milhões. Os recursos, não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos), são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)/Fundos Setoriais. Destinam-se a apoiar projetos cooperativos entre instituições de pesquisa científica e tecnológica (IPCTs) e empresas especializadas em navegação interior, cabotagem e longo curso.

O objetivo é ampliar o índice de nacionalização das embarcações produzidas no Brasil e aumentar a capacidade de geração de empregos na área da Construção Naval, buscando garantir o suporte necessário ao seu crescimento com desenvolvimento sustentado e social.

A chamada pública Pesquisa em Engenharia Biomédica foi finalizada com 16 projetos aprovados, somando R$ 27 milhões em recursos do FNDCT. Esse edital visa à formação de recursos humanos e a implantação, modernização ou recuperação de infraestruturas. Entre suas subáreas, a engenharia biomédica engloba engenharia de reabilitação, engenharia médica, engenharia clínica ou hospitalar e bioengenharia.

No âmbito da chamada serão contemplados projetos de pesquisa preferencialmente nas linhas de diagnósticos in vitro e por imagem; dispositivos implantáveis; equipamentos eletromédicos e odontológicos; e biomateriais.

Acesse os resultados.

Fonte: Finep