Fapeam apoia evento científico da Universidade Aberta da Terceira Idade

Euler Ribeiro acompanhado de participantes do seminário de geriatria e gerontologia da Unati. Foto: Denison Silvan

Com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o Governo do Amazonas promove até esta sexta-feira (22), a 13ª edição do Seminário Amazônico de Geriatria e Gerontologia, promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por intermédio da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), tendo como tema “Delineando novas Fronteiras para o Envelhecimento Biopsicossocial na Floresta”.

O evento está sendo realizado no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), onde se encontra uma exposição fotográfica tendo como modelos, pessoas da terceira idade. O objetivo do seminário é colocar em debate, entre profissionais e estudantes da área, as novas práticas de atenção à saúde ao idoso e qualidade de vida no contexto amazônico.

Durante o primeiro dia do seminário, a diretora-técnica da Fapeam, Andrea Waichman, ministrou a palestra intitulada “Aprendendo a aplicar financiamentos de projetos para a terceira idade”. A diretora explicou aos participantes do seminário, um público composto predominantemente por pessoas da terceira idade, as linhas de atuação da Fapeam, destacando o apoio financeiro à realização de projetos de pesquisa (inclusive para a infraestrutura), eventos científicos e capacitação de recursos humanos.

Ela destacou que a pesquisa científica e a formação de recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia são estratégicas para as instituições de saúde, considerando-se o aumento da expectativa de vida da população. “Além da melhoria da qualidade de vida da população, os investimentos da Fapeam em pesquisa científica e tecnológica contribuem para a geração de emprego e renda, beneficiando, assim, toda a sociedade amazonense”.

Órgão suplementar da UEA, a Unati foi criada em 2007 como núcleo de ensino, pesquisa, extensão e assistência sobre questões relativas ao envelhecimento humano. O responsável pela iniciativa de criação da Unati é o médico geriatra, Euler Ribeiro, que vem desenvolvendo uma campanha para que as pessoas possam envelhecer com qualidade de vida. A campanha está associada à pesquisa “Marcadores Sociais de Envelhecimento e Qualidade de Vida do Idoso Futuro da Zona Urbana de Manaus”, realizada com o apoio da Fapeam.

A pesquisa, que está identificando as atuais condições de vida da população envelhecente, irá estimar como as pessoas vão envelhecer em Manaus, tendo como referência o ano de 2030, no que tange, especificamente, às morbidades relacionadas à obesidade, sedentarismo, diabetes, hipertensão e demências.

Fonte: Agência Fapeam, por Denison Silvan