InovAmazonas começa nesta quarta-feira, 27
CIÊNCIAEMPAUTA, POR MARLÚCIA SEIXAS
Um público heterogêneo, mas que em comum tem o interesse por Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) é esperado, nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), no InovAmazonas e na Feira de Ciências da Amazônia (FCA).
A 4ª edição do Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas) é um evento direcionado a empreendedores, empresários, pesquisadores, gestores de instituições de pesquisa e demais interessados em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O encontro será no auditório Guilherme Nery, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam (FEFF), no mini campus, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Já a 1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil e Feira de Ciências da Amazônia (FCA) acontece no Centro de Convivência da universidade (na Faculdade de Tecnologia – FT). Estes eventos destinam-se a estudantes do ensino fundamental, médio, de cursos tecnológicos e a pessoas ligadas à educação.
O Centro de Convivência vai abrigar também estandes de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, que na oportunidade apresentarão projetos, programas, ações e atividades ligadas às áreas de educação, entretenimento, qualidade de vida, Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
INOVAMAZONAS
A edição deste ano vai abordar o tema “Estratégias de interação Universidade – Empresa para promoção da inovação no Estado do Amazonas”. O objetivo é divulgar e discutir as formas existentes de aproximação entre a academia e o setor produtivo, os desafios e soluções para a ampliação da inovação.
Durante o workshop serão apresentadas experiências de sucesso desse tipo de parceria, os mecanismos de fomento à inovação disponíveis, e o impacto dessas ações sobre o desenvolvimento econômico e social.
O InovAmazonas é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia Inovação (SECTI–AM), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Ufam, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam). E conta com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores
Conjuntamente acontecem o II Fórum Amazônia de Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade e o II Encontro Regional da Rede Amazônica de Incubadoras de Negócios, a serem realizados no mesmo local, de 9h às 12h e de 14h às 17h. O credenciamento inicia às 8h.
Confira aqui a programação.
FEIRAS
A FCA é a primeira feira de ciências temática do Brasil. O tema é “Sustentabilidade Social e Ambiental”. Já a 1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil vai expor trabalhos e projetos, previamente selecionados, e que concorrem a prêmios e a viagens para apresentações em outros eventos da área de CT&I.
O evento chama atenção para a importância das pesquisas e das atividades científicas. Serão apresentados trabalhos e projetos de estudantes do ensino fundamental e médio.
A organização das Feiras está sob responsabilidade da SECTI-AM, em parceria com a Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric), Ufam, Fapeam, Programa Ciência na Escola (PCE) e Humanitary Fountation.
Acompanhe aqui a entrevista com o Marcel Siqueira, da Abric.
EXPOSIÇÃO
Estandes de instituições parceiras estão montados no Centro de Convivência da Ufam. O espaço vai abrigar instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, empreendedores, empresas e instituições representativas do poder público e do comércio.
![A 1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil e Feira de Ciências da Amazônia (FCA) acontecem no Centro de Convivência da Ufam (na Faculdade de Tecnologia - FT). Foto: CIÊNCIAemPAUTA](http://temporario.seplancti.am.gov.br/wp-content/uploads/2013/11/Visitação1-300x199.jpg)
A 1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil e Feira de Ciências da Amazônia (FCA) acontecem no Centro de Convivência da Ufam (na Faculdade de Tecnologia – FT). Foto: CIÊNCIAemPAUTA
O objetivo é promover a integração entre a academia, empresas, instituições, pesquisadores e comunidade.
Dentre as instituições que participam estão: 4º. CTA, Fametro, FNE, FVS, Hemoam, IAL, Idesam, Inpa, Seduc, Semed, Semsa, La Salle, Sesc, Ufam, Uninorte, Amazon Doces, Aroma Ativo, Associação Mulheres Indígenas, Bemol, Bombons Finos, Copamart, Couro D’Agua, Cetam, Fapeam, Ipaam, CRQ, e Sebrae.
VISITAÇÃO
A circulação de estudantes no evento será grande. Ônibus foram designados por instituições e órgãos parceiros para transportar alunos de escolas previamente contatadas para as visitas acompanhadas.
Equipes de monitores farão a recepção e acompanhamento dos estudantes na exposição. A ideia é motivar os alunos para a participação em eventos da área de CT&I e também estimular o interesse por pesquisas e pela Ciência.
A visitação será feita no horário de 9h às 12h e de 14h às 17h.
CiênciaEmPauta, por Marlúcia Seixas