Fucapi debate sobre design local e competitividade global na Fiam
A temática sobre o design local e a competitividade global será abordada por profissionais da Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação (Fucapi) nesta sexta-feira (29), na 7ª Jornada de Seminários, durante a programação da Feira Internacional da Amazônia (Fiam), às 14h30, no Studio 5 Centro de Convenções, no Distrito Industrial.
O seminário é organizado pela Suframa em parceria com a Fucapi, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e Instituto Didesign. A entrada é franca para os inscritos no portal da Fiam.
A palestra faz parte do seminário intitulado “Design como ferramenta para incremento de negócios na Zona Franca de Manaus” pelo professor da Faculdade Fucapi e doutor em design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Alexandre Oliveira, e pela mestra em sustentabilidade e designer do Núcleo de Design Tropical, Iuçana Mouco.
A designer explicou que na palestra será abordada a questão da identidade cultural como elemento de diferenciação no mercado e aumento da competitividade para as empresas, mostrando ainda exemplos de sucesso da empresas que apostaram nesta receita. “Esta é uma oportunidade de mostrar que temos no Amazonas mão de obra especializada e qualificada para desenvolver trabalhos e projetos no Distrito, abrangendo desde a programação visual, ergonomia, entre outros”, disse Iuçana Mouco.
Segundo o professor e pesquisador Alexandre Oliveira, o design tem 25 anos de atividades sistematizadas no Estado e conta com muitos designers formados, no entanto essa massa crítica está sendo perdida por falta de valorização pelos setores público e privado e esse cenário deve ser modificado. “O design ainda não é visto como uma área estratégica. É preciso conscientizar a sociedade e o empresariado, bem como as lideranças políticas da importância do designer para o desenvolvimento regional”, frisou Oliveira.
PROGRAMAÇÃO
O seminário tem o objetivo de mostrar como a utilização do design pode ajudar a alavancar as vendas, reduzir os gastos e agregar valor aos negócios desenvolvidos no âmbito da Zona Franca de Manaus.
Ao todo serão três palestras nesta sexta-feira (29). A primeira será do especialista em branding, graduado em design pela USP, Guilherme Sebastiany, que vai falar “Como as marcas ajudam a vender mais”, mostrando um dos primeiros passos do design que é escolher o nome e a identidade visual da marca e como isso impacta o público alvo e suas escolhas.
A segunda será abordada pelos profissionais da Fucapi. E na sequência, o coordenador de Inovação e Design da Apex-Brasil, Marco Aurélio Lobo Júnior, vai mostrar ‘Como promover a criatividade brasileira no mercado internacional’, explicando como inovação e design podem ajudar a aumentar as exportações e a imagem internacional dos produtos e serviços brasileiros.
Fonte: Portal Fucapi