Novo Ayrão ganhará rede wirelless

CIÊNCIAemPAUTA, por Laize Minelli

Reunião para assinatura do Acordo. Foto: CIÊNCIAemPAUTA

O município de Novo Ayrão, aproximadamente 100 km distante de Manaus,  será o próximo a ser comtemplado com  a implantação de um sistema de rede Wirelless – rede de internet sem fio.

O Acordo de Cooperação Técnica   firmado na manha desta quinta-feira (5), na Secretaria de Estado,  Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI), em conjunto com a  empresa de Processamento de Dados da Amazônia (Prodam) e a Prefeitura de Novo Ayrão vai possibilitar a existência de uma  rede de comunicação via wireless em toda a região,  facilitando o transporte de informações entre órgãos públicos  e  permitindo o  acesso a rede mundial de internet.

A solução encontrada após um prévio levantamento de dados foi  o uso da  estrutura principal de Backbone, via rádio, com base no projeto  visitado originalmente encontrada na Paraíba (RN).

A infraestrutura do projeto ‘Cidades-digitais’ será complementar ao que é proposto para Nova Ayrão,   pois vai levar as torres  de
conexão  de Manacapuru até  o município, com 3 torres ao longo da estrada.  O que só será possível graça ao  projeto anterior, já provado para Manacapuru.

A prefeita do município, Lindalva Silva, acredita que o acordo só tem a oferecer benefícios. “ Ganharemos muito com esse acordo, um  dos benefícios será  o crescimento do IDH (Índice de Desenvolvimento Urbano). Vejo que o primeiro passo foi dado e agora podemos fazer com que isso comece a se concretizar.”

Outros 7 municípios já tiveram projetos aprovados para implantação da rede de fibra ótica, entre eles estão Coari , Itapiranga e  Presidente figueiredo.

Parceria e Valores

Projeto da  rede wirelles. (Foto: Laize Minelli/CIÊNCIAemPAUTA)

O projeto têm a participação de alguns órgãos como da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz), Secre

taria de Estado da Educação
(Seduc),Universidade do        Estado do Amazonas (UEA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), as quais  entraram com recurso financeiros. A coordenação fica por conta da  SECTI e a  execução será feita  pela equipe da Prodam. O orçamento próximo a um milhão de reais será proveniente  do Governo do Estado.

Coari-Manaus

Na segunda-feira (2),  foi realizada a 1º Reunião do Comitê Técnico do Projeto ‘Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus’ com o objetivo de garantir o uso dos recursos e continuidade do projeto, além de formular ações necessárias para a implantação deste e definir as estratégias a serem seguidas.