Prefeitos de Manacapuru e Manaquiri assinam acordo de adesão à Redgov
CIÊNCIAEMPAUTA, POR MARLÚCIA SEIXAS
Os prefeitos de Manacapuru (AM) e Manaquiri (AM) assinaram nesta quinta-feira (16), o Acordo de Cooperação e Adesão à Rede de Comunicação de Dados e Serviços em Tecnologia da Informação do Estado do Amazonas (Redgov).
O documento estabelece as bases de cooperação comum entre prefeituras e demais órgãos partícipes para possibilitar aos municípios compartilhar dos serviços de tecnologia de informação e de infraestrutura disponibilizados pela Redgov.
A assinatura ocorreu na sala de reunião Puxirum, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM). Participaram do evento os prefeitos Jaziel Nunes de Alencar (Manacapuru) e Aguinaldo Martins Rodrigues (Manaquiri), além dos representantes da empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), e da SECTI.

Aguinaldo Martins Rodrigues (à esquerda) e Jaziel Nunes de Alencar (à direita). Foto: Marlúcia Seixas
As obras de implantação da Cidade Digital de Manacapuru, projeto financiado pelo Ministério das Comunicações, já estão em andamento. A conclusão da primeira etapa da infraestrutura está prevista para fevereiro. Porém, a Cidade Digital somente será viável quando for conectada ao backbone do Estado, que está sendo iluminado por meio do projeto da Rede Estadual de Comunicação.
O projeto da ‘Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus’ está orçado em pouco mais de R$ 9 milhões, é coordenado pela SECTI, com apoio financeiro da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
A expectativa é de que por meio da utilização da rede de fibra ótica que circula no trecho Coari-Manaus, a internet banda larga de qualidade possa chegar aos municípios da região, e assim interligar órgãos públicos e demais instituições para oferecer melhores serviços à população dessas localidades.
CIÊNCIAemPAUTA, por Marlúcia Seixas