MCTI publica primeiro certificado de software brasileiro

A certificação é voluntária e serve de instrumento às empresas que buscam a qualificação para a preferência em compras públicas . Foto: Reprodução

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) emitiu, nesta terça-feira (21), para a empresa Módulo Security Solutions, seu primeiro certificado pela metodologia Certics.

Publicada pela Secretaria de Política de Informática (Sepin), a medida atesta o software Módulo Risk Manager como bem de informática e automação resultado de desenvolvimento e inovação tecnológica realizados no País. O produto recomenda ações para reduzir os riscos ligados a tecnologia da informação (TI) nas organizações.

A Certics é um instrumento do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior). A certificação é voluntária e serve de instrumento às empresas que buscam a qualificação para a preferência em compras públicas  – possibilidade recém-regulamentada pelo Decreto 8.186 – e diferenciação no mercado. É voltada a organizações desenvolvedoras de programas de informática instaladas em território nacional, dos mais diferentes portes, nichos de mercado e modelos de negócios.

“A inclusão como critério para margem de preferência nas compras governamentais confirma o potencial desse instrumento no apoio ao desenvolvimento do setor de software e serviços com tecnologia nacional”, avalia o diretor de Políticas de Tecnologias da Informação e Comunicação do MCTI, Rafael Moreira.

“Após mais de 14 meses de desenvolvimento da metodologia, a realização de duas audiências públicas e uma consulta pública de mais de 100 dias com mais de 330 contribuições, editamos um certificado que possui amplo respaldo técnico e é executado por instituições de reconhecida excelência, como o CTI [Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, do MCTI]”.

PROCEDIMENTO

O processo de certificação realizado em três etapas. A empresa interessada faz sua inscrição para iniciar o processo de avaliação na plataforma CerticSys, que permite fazer uma simulação da avaliação do software.

Após o cadastramento online, a organização interessada pode contratar uma avaliação, que envolve a preparação e realização de uma visita à empresa por avaliadores. Nessa visita, são analisadas as evidências do desenvolvimento e inovação tecnológica do programa de informática.

O resultado é validado pelo CTI Renato Archer e comunicado à organização. A certificação pode ser obtida de três a quatro semanas e é válida por 24 meses.

Fonte: MCTI