Fapeam divulga resultados dos RHs Mestrado, Doutorado e Interiorização

Os programas somam mais de R$ 2 milhões, concedendo bolsas com duração entre 24 e 48 meses. Foto: Reprodução

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou, na quinta-feira (29), os resultados das propostas submetidas aos Programas de Apoio à Formação de Recursos Humanos (RHs) Mestrado, Doutorado e Interiorização. Ao todo,  foram 26 propostas aprovadas na décima-primeira chamada dos programas, sendo 12 do edital 003/2013 do RH Mestrado, 8 do edital 004/2013 do RH Doutorado e 6 do edital 005/2013 do RH Interiorização.

Os programas são iniciativas do Governo do Estado, via Fapeam, que investiu, somente nesta chamada dos programas, mais de R$ 2 milhões, concedendo bolsas com duração entre 24 e 48 meses.

Entre as universidades que receberão estudantes bolsistas do RH-Mestrado estão a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita” (Unesp), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Fluminense (UFF), com pesquisas nas áreas das engenharias, turismo e história.

Contemplada no edital do RH-Doutorado, a mestra em psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Gisele Fernandes, afirma que pesquisas no Amazonas na área de Psicologia são difíceis e que sem o apoio da Fundação não seria possível realizar seu estudo. “É muito difícil fazer um doutorado fora. Em Psicologia são poucas as pesquisas no Amazonas. O meu trabalho tem como tema ‘Inclinações profissionais de estudantes em diferentes níveis de formação a partir do bbt-br e sds’ e esse assunto nunca foi trabalhado no Estado”, afirmou Gisele, que desenvolverá seu projeto na Universidade de São Paulo (USP).

Os RHs-Doutorado e Interiorização tiveram, em sua maioria propostas, aprovadas na área de biológicas e Coari foi o município contemplado com o maior número de propostas dentro do edital de Interiorização.

Confira os resultados das decisões nos links a seguir:

Decisão 028/2014 – 11ª chamada do RH Mestrado

Decisão 029/2014 – 11ª chamada do RH Doutorado

Decisão 030/2014 – 11ª chamada do RH Interiorização

SOBRE OS PROGRAMAS

RH-MESTRADO

Concede bolsas de mestrado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes em outros Estados da Federação ou no Estado do Amazonas desde que o Programa de Pós-Graduação não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – Posgrad.

RH-INTERIORIZAÇÃO

O programa RH-Interiorização é resultado de uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas para elevar o nível dos profissionais residentes no interior do Estado do Amazonas, por meio da oportunidade de participação em cursos de pós-graduação, em programa credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em instituições sediadas em Manaus ou em outros Estados da Federação.

RH-DOUTORADO

Concede bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outros Estados da Federação ou no Estado do Amazonas, desde que o Programa de Pós-Graduação não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – Posgrad.

Fonte: Agência Fapeam