Em Manaus , UEA e Inre assinam acordo de cooperação técnica

O objetivo da parceria é propor soluções específicas para a política de resíduos sólidos na região amazônica. Foto: UEA

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Nacional de Resíduos (Inre) firmaram, na tarde da terça-feira (18), um acordo de cooperação técnica. O objetivo da parceria é propor soluções específicas para a política de resíduos sólidos na região amazônica.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa ressaltou que, com essa parceria, a UEA se posiciona na vanguarda da condução dos resíduos sólidos no Amazonas.

“Essa parceria com o Inre representa a lógica da tecnologia reversa. É a oportunidade de reciclar objetos sólidos e que atualmente não tem destinação adequada, como baterias de celulares, e que contaminam o meio ambiente. Trata-se, sobretudo, de uma ideia de preservação do meio ambiente” disse Costa.

Conforme o Presidente do Inre, Cristiano Vallejo, a ausência de estradas e a impossibilidade de se construir aterros sanitários na Amazônia são fatores que exigem uma política de resíduos sólidos diferenciada.

“Uma das alternativas seria reciclar alguns produtos aqui na região e os que não podem ser reciclados, enviar para outras regiões. Uma economia de custo e maior segurança no transporte e também uma forma de incentivar a geração de renda nas regiões amazônicas”, completou Cristiano.

Fonte: UEA