Professores da Ufam publicam livro nos EUA sobre sustentabilidade na Amazônia
Os professores Marcílio de Freitas do Departamento de Física (ICE), e Marilene Corrêa da Silva Freitas do Departamento de Ciências Sociais (ICHL), ambos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), publicaram o livro Sustainability: Man-Amazonia-World, em dezembro de 2013, nos Estados Unidos, pela Editora Publish America. Trata-se de trabalho interdisciplinar com foco na Amazônia e em suas relações sociais e culturais.
Os autores enfatizam que “(…) A reinvenção e a emergência do capitalismo com novos contornos mundiais, tendo a ecologia como paradigma da modernidade, introduziram um conjunto de novos problemas. Integrar a economia mundial com as questões ambientais, controlar o futuro ecológico do planeta, reinventar novas utopias éticas para a humanidade, universalizar a democracia participativa e construir novos contratos natural e social em escala mundial, são questões que pressionam os atuais sistemas de pensamentos. A depreciação social e a rápida destruição ecológica, pondo a existência futura da humanidade em risco, constitui uma contradição dos processos de globalização. A humanidade confronta-se com esta nova perspectiva histórica: construir e incorporar empreendimentos socioeconômicos à noção de desenvolvimento sustentável”.
Os autores, também, esclarecem que este livro tem a pretensão de incorporar novos elementos neste diálogo, reafirmando a importância da Amazônia neste empreendimento político-mundial.
Capitalismo e humanismo, natureza e cultura, história e política, ciências da educação e conhecimento tradicional. As ciências humanas e ciências da natureza, ambientalismo e economia, ciência e tecnologia e Amazônia, e futuro e presente são temáticas analisadas neste livro no contexto da sustentabilidade local e planetária. As temáticas são organizadas em nove capítulos. Em maio, o livro será lançado em Manaus.
O livro pode ser acessado pelo link
Fonte: Jornal da Ciência