Pesquisadores dos EUA e do Amazonas debatem sobre Meio Ambiente
Na manhã da quinta-feira (27) teve início, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, o simpósio “Desenvolvimento Econômico e Adaptação de Mudanças Climáticas no Amazonas: Oportunidades de Cooperação entre Brasil e EUA”, com a participação de pesquisadores da Universidade do Tennessee (EUA), Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de instituições ligadas ao tema, como o Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam) e Instituto de Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O encontro foi articulado pelo Instituto Piatam em parceria com Programa Companheiros das América (Partners of the Americas), Ufam, Inpa e TCE.
Um dos principais objetivos do encontro, que tem o forte apoio do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Josué Filho, é que as instituições conheçam os trabalhos desenvolvidos por cada uma e para que assim haja troca de informações e que projetos de controle ambiental sejam desenvolvidos em parceria.
De acordo com o conselheiro do TCE-AM, Júlio Pinheiro, um dos organizadores do evento, o simpósio é uma oportunidade para aumentar ainda mais a qualidade das atividades do órgão voltadas à área ambiental. “É importante dizer que depois que o TCE abraçou a causa ambiental, tornou-se referência no Brasil e até fora do país nas auditorias ambientais. Nós continuaremos fazendo de tudo para aumentar a qualidade dos nossos trabalhos e essa oportunidade de estarmos com a Universidade do Tennessee e esses outros órgãos possibilitará um futuro intercâmbio técnico-científico com trocas de informações e troca de experiências”, afirmou o conselheiro.
EXPECTATIVA AMERICANA
Representando a Universidade do Tennessee e o Programa Companheiros das Américas, o pesquisador, James Gary Linn, espera firmar uma parceria entre o Tennessee e o Estado do Amazonas para melhorar as questões social, educacional e biológica com as pesquisas. “Esperamos fortalecer tanto os estudos de lá quanto os daqui para melhorar a pesquisa ambiental e fortalecer esse relacionamento, mas é importante que haja o envolvimento de todos os setores, público e privado”, argumentou.
Para o professor-doutor da Universidade Federal do Amazonas e pesquisador do Instituto Piatam, Alexandre Rivas, o mais importante é estabelecer laços mais fortes de cooperação entre as instituições. “É uma oportunidade ímpar para os técnicos do TCE porque o estado do Tennessee tem uma vasta experiência na área de gestão ambiental e sem dúvida está trazendo uma grande colaboração ao TCE para a melhoria da qualificação dos que trabalham nessa atividade”, destacou.
O Simpósio segue até esta sexta-feira (28), com debates e apresentações de trabalhos desenvolvidos pelas instituições participantes. Clique aqui para conferir a programação do evento.
Fonte: Assessoria TCE/Am