Fórum Mundial de Ciência: Encontro em Manaus terá transmissão on line e palestra magna sobre Ciência e Educação

“Ciência e educação para o desenvolvimento” será o tema da palestra magna, que acontece nesta quarta-feira, a partir das 16h, e marcará o início dos debates do 3º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Ciência 2013. O evento se estende até o próximo dia 30, no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e terá transmissão ao vivo pelo portal de divulgação científica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, CIÊNCIAemPAUTA.

A iniciativa da transmissão on line do evento é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), TV Ufam e Empresa Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam).

O encontro preparatório é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, no Amazonas, é coordenado pela SECTI-AM em parceria com o Inpa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Conta ainda com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). O evento possui como tema central “Diversidade tropical e ciência para o desenvolvimento”.

Voltado à sociedade em geral, trata-se do terceiro de sete encontros previstos em diferentes capitais do país. O Amazonas é o único estado da região Norte a sediar um deles. O objetivo é discutir encaminhamentos que possam ser apresentados no Fórum Mundial de Ciência que ocorre em novembro de 2013, no Rio de Janeiro.

A palestra magna será proferida pelo mestre e doutor em  Biofísica,  pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Adalberto Ramon Vieyra, membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2000 e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico desde 2008.

Antes da palestra, às 15h, ocorrerá a solenidade de abertura do evento com a presença de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM),Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas  (Fapeam) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Haverá ainda uma coletiva de imprensa com representantes das instituições organizadoras do evento no Amazonas, às 14h30.

RETROSPECTIVA

O primeiro encontro preparatório ocorreu na cidade de São Paulo, no mês de agosto, com o tema “Ciência para o Desenvolvimento Global: da educação para a inovação – construindo as bases para a cidadania e o desenvolvimento sustentável”. Em seguida, foi a vez de Belo Horizonte ( MG) receber a reunião, que tratou sobre “Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos”.

Após o encontro em Manaus, as próximas cidades a sediar o evento serão Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).

SOBRE O FÓRUM MUNDIAL

Pela primeira vez em sua história, o Fórum ocorrerá fora da Hungria, país que deu origem ao evento. O 6º Fórum Mundial da Ciência será realizado em novembro de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, com o tema “A Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global” e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A coordenação das ações do evento no Brasil é de responsabilidade o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com as principais instituições científicas brasileiras.

Fonte: CIÊNCIAemPAUTA