Divulgados vencedores do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico

O Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico é pioneiro na premiação de profissionais e estudantes de Comunicação Social que se destacam na divulgação em CT&I. Foto: Érico Xavier/Fapeam

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por jornalistas no Amazonas na árdua missão de divulgar a ciência no Estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou, na noite de quinta-feira (8) no Dulcila’s Festas e Convenções, na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, a cerimônia de entrega do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico.

Os vencedores entre os profissionais foram: Cimone Barros, Josiane dos Santos, Thalles Athayde, Clarissa Bacellar, Elaíze Farias, Orlando Pedrosa Lima Júnior, Orestes Litaiff, Agnaldo Oliveira, Daniel Jordano. Entre os estudantes, os vitoriosos foram Juan M. Costa, Raiza Campos Lucena, Gabriel da Mata Seixas, Francisco Chagas.

A assessoria de comunicação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) foi a grande vencedora na categoria Assessoria Comunicação e/ou Imprensa. Os veículos de comunicação Amazon Sat, Cultura e Rádio Rio Mar receberam a menção honrosa por serem veículos que contribuem com a popularização da ciência e o jornalista, Yano Sérgio, foi premiado com a menção honrosa de ‘Jornalista Amigo da Ciência’. (Veja lista dos premiados, por categoria, ao final do texo).

O Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico é pioneiro na premiação de profissionais e estudantes de Comunicação Social que se destacam na divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Ao todo, 58 propostas foram submetidas ao edital, sendo a categoria mais disputada a de “Impresso/Jornal”. Neste ano, o Governo do Estado, via Fapeam, paga R$ 56,8 mil em prêmios aos vencedores.

PREMIAÇÃO

O vencedor na modalidade Comunicação Institucional Impresso/Revista, o estudante Juan Costa, agradeceu ao veículo institucional no qual a matéria foi publicada e ressaltou a importância dos investimentos da Fapeam no fomento à pesquisa e no incentivo aos profissionais de comunicação.

O vencedor na categoria modalidade Rádio/Web, Francisco Chagas, afirmou que o prêmio simboliza um trabalho árduo que iniciou desde a faculdade. “Esse Prêmio não é só meu, mas também da minha equipe. Se eu tenho uma história no rádio, ela começou no programa Saber Viver, no Uninorte e agradeço muito por isso”, disse.

A vencedora na modalidade Impresso/Jornal, Cimone Barros, agradeceu aos seus familiares e disse que não teria conseguido sem o apoio institucional do Inpa. “Quero agradecer imensamente aos pesquisadores do Inpa que são nossos parceiros e nos ajudam no trabalho de divulgar a CT&I e levar, em uma linguagem simples e acessível, o que vem sendo produzido no nosso Estado. Muito obrigada à Fapeam por essa oportunidade e à SECTI-AM por fomentar a popularização da ciência”, disse.

A vencedora na categoria profissional na modalidade Impresso/Jornal, Elaíze Farias, ressaltou a importância da premiação e o incentivo que ela proporciona aos profissionais de comunicação do Estado.

“Agradeço à Fapeam pela iniciativa em premiar o nosso trabalho. Precisamos, cada dia mais, ter esse dialogo com os cientistas para democratizar a ciência nos jornais e veículos de comunicação”, disse.

Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Odenildo Sena. Foto: Érico Xavier

Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Odenildo Sena. Foto: Érico Xavier

O Prêmio foi pensado pela Fapeam para incentivar a prática do jornalismo científico e estimular a divulgação da ciência nos meios de comunicação do Estado. Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Odenildo Sena, a quinta edição do prêmio simboliza a criação de uma cultura de jornalismo científico no Amazonas. “A maior contribuição do Prêmio Fapeam de jornalismo científico é a criação de uma cultura do jornalismo científico. Isto representa os investimentos realizados pelo Governo do Estado, nos últimos dez anos, em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”, disse.

A diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de Comunicação e reafirmou o compromisso da Fundação em apoiar a comunicação científica no Estado.

“O prêmio Fapeam de jornalismo simboliza uma caminhada que estamos trilhando na área do jornalismo científico com múltiplos parceiros. A ciência só faz sentido se for voltada para melhoria da qualidade de vida da sociedade e vocês, comunicadores, fazem conosco o papel de interlocução desse processo. Hoje, o Amazonas desponta com um Estado que está inovando em popularização da ciência e nós temos de premiá-los por isso”, disse Maria Olívia.

CERIMÔNIA

Diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, ladeada por Phelipe Daou Júnior e esposa. Foto: Érico Xavier

Diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, ladeada por Phelippe Daou Júnior e esposa. Foto: Érico Xavier

Participaram da solenidade de premiação, o secretário de política de informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgílio Almeida, deputados estaduais do Amazonas, secretários de Estado, representantes da comunidade acadêmica, diretores e representantes de instituições de ensino e pesquisa do Amazonas, bem como representantes de instituições de ensino e pesquisa da Região Norte. A cerimônia contou com transmissões pelo canal Amazon Sat e Rádio Amazonas FM, com flashes ao vivo dos melhores momentos da premiação.

Portal Amazônia também fez cobertura jornalística ao vivo do evento. Durante a premiação, foram postadas entrevistas e notícias exclusivas sobre o evento e candidatos no Twitter, com a hashtag #premiofapeam2014, e no Facebook da Fapeam.

O diretor-presidente do canal Amazon Sat, Phelippe Daou Júnior, destacou a parceria entre o canal e a Fapeam. Ele recebeu da diretora-presidenta da Fundação uma menção honrosa pela divulgação científica produzida pelo canal. “Isso nos dá mais responsabilidade. O mais importante é o que podemos fazer para, a cada dia, atrair jornalistas para produzir matérias de jornalismo científico e assim mostrar a Amazônia como ela é por nós e não por profissionais de fora do Estado”, disse.

SELEÇÃO 

Presidente da Associação Brasileira de Divulgação Científica, Osnir Nunes. Foto: Érico Xavier

Presidente da Associação Brasileira de Divulgação Científica, Osnir Nunes. Foto: Érico Xavier

Maria Olívia Simão esclareceu que a análise do mérito das matérias inscritas foi feita por uma Comissão Julgadora composta por profissionais reconhecidos pela comunidade científica.

O presidente da Associação Brasileira de Divulgação Científica e membro da comissão julgadora que analisou as matérias inscritas, Osnir Nunes, salientou a qualidade dos trabalhos inscritos. “O Amazonas se transformou no Estado com mais trabalhos relacionados ao jornalismo científico e fiquei impressionado com a qualidade dos trabalhos inscritos. Os critérios de seleção obedeceram, rigorosamente, ao edital e são os mesmos utilizados em premiações nacionais”, salientou.

PREMIADOS

Comunicação Institucional

Estudante

Juan M. Costa – Comunicação Institucional Estudante – Impresso/Revista

Raiza Campos Lucena – Comunicação Institucional Estudante – Impresso/Jornal

Profissional

Cimone Barros – Comunicação Institucional Profissional – Impresso/Jornal

Josiane dos Santos – Comunicação Institucional Profissional – Impresso/Revista

Comunicação de Massa

Estudante

Gabriel da Mata Seixas – Estudante/Internet

Francisco Chagas – Estudante/RadioWeb

Profissional

Thalles Athayde – Profissional/RadioWeb

Clarissa Bacellar – Profissional/Internet

Profissional

Elaíze Farias – Profissional/Impresso Jornal

Orlando Pedrosa Lima Júnior- TV/Imagem Cinematográfica

Agnaldo Oliveira – TV/Grande Reportagem

Orestes Litaiff – TV/Documentário Jornalístico

Assessoria de Comunicação/ Imprensa

Profissional

Daniel Jordano

Menção honrosa em caráter de incentivo

Amazon Sat

Rádio Cultura

Rádio Rio Mar

Jornalista Amigo da Ciência

Yano Sérgio

Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho