Recursos de prêmio apoiarão projeto do Instituto Mamirauá

Em São Paulo, vencedores foram conhecidos e os outros finalistas receberam um prêmio de 500 mil reais. Foto: Josivaldo Modesto

Os quatro vencedores do Desafio de Impacto Social Google/Brasil foram anunciados no último dia 8. A empresa concedeu uma premiação de R$ 500 mil a cada um dos outros seis finalistas, por sua relevância, e entre eles está o projeto Gelo Solar: Tecnologia para Conservação de Alimentos em Comunidades Isoladas da Amazônia, do Instituto Mamirauá. Com esse recurso, a organização poderá executar parte do previsto.

As propostas vencedoras – de Conservação Internacional, Meu Rio, Instituto Zero a Seis e Geledés – receberão R$ 1 milhão para desenvolver propostas distintas, mas que têm em comum soluções para problemas sociais. Foram 751 projetos inscritos.

Na abertura do evento, o vice-presidente da república, Michel Temer, destacou a mobilização das instituições. “Se 750 projetos foram apresentados, significa que se mobilizou o país em torno do concurso, em função da abrangência geográfica das instituições concorrentes”. Em seu pronunciamento, Temer destacou a importância social do projeto Gelo Solar.

“Esse projeto é uma expansão dos projetos de energia solar que o Instituto Mamirauá vem desenvolvendo desde 2001, em parceria com a Universidade de São Paulo”, “, disse a pesquisadora do Instituto Mamirauá Dávila Corrêa, uma das coordenadoras da iniciativa. “É um projeto de impacto social que vai ajudar comunidades que estão distantes entre 15 e 18 horas dos centros urbanos e não têm gelo em suas localidades. Nós vamos ampliar a cultura de acesso à energia para as populações isoladas da Amazônia”.

Juntamente com o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, o Instituto Mamirauá vai instalar máquinas de gelo solar, que não usam baterias, e resolver o problema da conservação de alimentos e da comercialização do pescado em comunidades distantes das cidades. Os equipamentos serão instalados nas reservas de desenvolvimento sustentável Mamirauá e Amanã, duas unidades de conservação do estado do Amazonas.

Saiba mais sobre o desafio e sobre as reservas.

Fonte: MCTI, com informações do Instituto Mamirauá