Rede UNA-SUS cresce e passa a contar com a participação da UEA
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é uma das 20 novas instituições de Ensino e Pesquisa brasileiras que passam a integrar a Rede da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), constituída por instituições públicas de educação superior, conveniadas ao Ministério da Saúde e credenciadas pelo Ministério da Educação, para a oferta de educação a distância.
A partir de agora, a rede totaliza 36 participantes em todo o território nacional. Das quatro instituições cadastradas na região Norte, apenas duas são estaduais, entre elas a UEA. Para o reitor Cleinaldo de Almeida Costa a participação da UEA na rede UNA-SUS é de grande relevância para a qualificação profissional.
“É a qualificação dos profissionais do SUS, com ênfase na Atenção Primária em Saúde e Estratégia de Família e Comunidade. Os cursos já estão formatados em uma parceria entre a UEA e a Fiocruz”, antecipou.
De acordo com a diretora da Agência de Inovação da UEA, Waldeyde Magalhães, a Universidade poderá ofertar cursos livres para profissionais da área da Saúde dentro da plataforma on-line da UNA-SUS. “Vamos montar um portfólio de cursos e oferecê-los em nível nacional. Também já fizemos solicitação para cursos direcionados aos acadêmicos da ESA”, disse.
O sistema UNA-SUS estará presente em todas as regiões do País. Das novas instituições de ensino, sete estão no Nordeste, quatro no Norte, quatro no Centro-Oeste, quatro no Sul e uma no Sudeste. O processo de adesão das instituições foi iniciado no dia 23 de outubro e encerrado em 8 de dezembro. Para participar da seleção, as instituições se cadastraram, preencheram o formulário de adesão e apresentaram os planos de trabalhos, conforme descrito no edital.
De acordo com o Decreto 7.385/2010, que instituiu o Sistema UNA-SUS, essa adesão é feita por meio de celebração de convênios e termos de cooperação com o Ministério da Saúde para a atuação articulada, visando atender aos objetivos da UNA-SUS.
Fonte: UEA, por Vanessa Brito