Brasil e França firmam acordo para geração de energia a partir da luz solar
Os Governos de Brasil e França assinaram, no último dia 19, um acordo entre empresários brasileiros e franceses para o desenvolvimento de energia solar fotovoltaica. A cerimônia aconteceu em Paris, capital do país europeu, durante encontro entre o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, e a ministra do Comércio Exterior da França, Fleur Pellerin.
Borges destacou o potencial de produção de energia elétrica por meio de matrizes energéticas limpas. Segundo ele, o Brasil está na vanguarda deste tipo de atividade. O titular do MDIC destacou também a variedade de fontes energéticas brasileiras.
“O Brasil é privilegiado na geração de biocombustíveis. Também ressalto a competência da Petrobras e a exploração do pré-sal. O Governo brasileiro tem todos os instrumentos para viabilizar este acordo. Somos grandes entusiastas da energia fotovoltaica”, comentou.
Fleur Pellerin reforçou que a geração de energia elétrica a partir da luz solar é um setor de excelência na França e abre novos horizontes na relação bilateral com o Brasil. “A parceria é de longo prazo. Espero que o intercâmbio comercial entre os dois países cresça com base no desenvolvimento de energia sustentável”, assinalou a ministra francesa.
Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do MDIC