Encontro em Belém discute modelo de governança para o PCTI/Amazônia

A comitiva apresentou o PCTI/Amazônia aos gestores do Basa e da Sudam. Foto: Secti/PA

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará sediou, dia 20, reunião do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I/Norte para discutir o modelo de gestão e governança do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Legal (PCTI/Amazônia).

Durante o encontro, os gestores decidiram encaminhar aos demais Estados da Amazônia Legal proposta de criação do Comitê de Acompanhamento e Avaliação do PCTI/Amazônia. A expectativa é de que a nova instância seja instituída com a participação de todos os Estados envolvidos, em reunião com data a ser definida posteriormente.

Participaram do evento o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I e secretário de Estado de CT&I do Amazonas, Odenildo Sena; o titular da Secti/PA, Claudio Ribeiro; representantes do Consecti/Norte e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap/Norte).

EM BUSCA DE PARCEIROS

Em busca da adesão de novos parceiros para o atendimento às estratégias e metas definidas no PCTI/Amazônia, os gestores da Amazônia Legal em comitiva visitaram o Banco da Amazônia (Basa) e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Nesses encontros, Odenildo Sena, apresentou o Plano e relatou o modo como ocorreu o processo de construção do PCTI/Amazônia.

Para ele, sem o apoio de instituições estratégicas não será possível a execução das metas previstas no PCTI/Amazônia. “Estamos planejando diversas visitas com esse propósito. Já fomos à Câmara dos Deputados, ao Senado e ao BNDES, que sinalizaram total apoio ao Plano”, destacou Sena.

Claudio Ribeiro descreveu as razões que motivaram a criação do Plano e a sua importância para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. “Este Plano não é um fim, é um ponto de partida. Ele pretende ser uma agenda de desenvolvimento que busca contribuir para a melhoria das condições socioeconômicas da Amazônia Legal, com manutenção da floresta em pé. Por isso, estamos em busca de apresentá-lo aos mais diferentes setores, para que juntos possamos pensar em soluções para problemas históricos da nossa região”.

O presidente do Basa, Valmir Rossi, parabenizou a iniciativa e se comprometeu em analisar melhor o Plano e apresentá-lo a outros atores estratégicos. “Estamos dispostos a trabalhar de forma conjunta, pensando em estratégias que ajudem o Plano a alcançar seus ambiciosos objetivos”, afirmou.

O Superintendente da Sudam, Djalma Mello, recebeu a comitiva. Foto: Secti/PA

O Superintendente da Sudam, Djalma Mello, recebeu a comitiva. Foto: Secti/PA

Na Sudam, a comitiva foi recebida pelo superintendente Djalma Mello e sua equipe. Na ocasião, ele manifestou apoio ao PCTI/Amazônia. “Vocês estão no caminho certo e o que mais me admirou foi a concisão e o riquíssimo conteúdo do Plano. Elogio a união de vocês, porque isso é bem estratégico para o sucesso do Plano”, disse.

O superintendente ainda destacou que no Plano de Desenvolvimento Regional da Sudam há ações específicas para CT&I, e sugeriu uma revisão no planejamento de modo que o PCTI/Amazônia possa a ele ser incorporado. “Precisamos resolver as diferenças intra e extrarregionais, o que só pode ser feito de forma coletiva”, finalizou Djalma Mello.

Além dos secretários de CT&I do Pará, Claudio Ribeiro, e do Amazonas, Odenildo Sena, participaram das atividades em Belém o presidente da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), Mário Ribeiro; o secretário-adjunto da Secti/PA, Alberto Arruda; o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Maranhão (Sectec/MA), Osvaldo Saavedra Mendez; e outros representantes institucionais.

Fonte: Ascom Secti/PA, por Ana Carolina Pimenta