Fabriq é homenageada com o ‘Prêmio Industrial 2014’
Para homenagear empresas que, ao longo de 2013, contribuíram para o crescimento econômico do Amazonas, a Federação das Indústrias do Estado Amazonas (Fieam) e o Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam) realizaram, no dia 23, a cerimônia de premiação do ‘Prêmio Industrial 2014’, no Clube do Trabalhador do Amazonas.
Uma das homenageadas foi a aceleradora FabriQ, que recebeu aporte financeiro do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe Subvenção/Finep/Amazonas).
“Esse é um momento de extrema importância para nossa empresa porque estamos mudando e criando mais uma unidade de negócios, ampliando nossa possibilidade de oferecer produtos e serviços úteis à sociedade. Esse prêmio vem coroar e dar visibilidade ao cenário de inovação, que agora encontra um ambiente mais propício”, disse.
Recentemente, a FabriQ teve um projeto na sua mais nova modalidade de negócios, a aceleradora de startups, aprovado pela Fapeam por meio do Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova/Finep/Amazonas). O Pappe/Subvenção e Tecnova são iniciativas do Governo do Estado, via Fapeam, e do Governo Federal, por intermédio da Agência Brasileira de Inovação (Finep). “Sou grato à Fapeam porque essa é uma conquista de muitas intercepções”, disse Fredson.
Presente na solenidade, a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, ressaltou os investimentos do Governo do Estado em inovação nas micro e pequenas empresas. “Essa premiação de grande representatividade para a região brinda a trajetória de empresários que têm sua atuação vinculada à inovação e mostra o quanto é importante continuarmos com investimentos do Governo do Estado nesta linha de apoio à inovação em micro e pequenas empresas. O Fredson é um exemplo na área de TI (tecnologia da informação) e é o segundo empresário com fomento do Governo do Estado a ser premiado neste palco”, disse a diretora-presidenta.
O presidente da Fieam, Antônio Silva, afirmou que a FabriQ é uma das empresas que orgulha a Federação por apresentar uma nova matriz de desenvolvimento para o Amazonas. “Ele (Fredson) é um legítimo representante da economia criativa. Esta Federação espera que seu caminho seja longo e que continue a contribuir com o desenvolvimento do Estado”, disse.
O presidente do Cieam, Wilson Périco, ressaltou a importância estratégica da Fapeam e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especialmente para capacitação e qualificação para o desenvolvimento do Estado.
“Esperamos que muitas outras empresas com inovação e diversificação de negócios apareçam e mostrem ao governo novas possibilidades de matrizes para desenvolvermos na região. Precisamos, além disso, de qualificação e capacitação para desenvolver o Amazonas. Isso você não faz do dia para noite e temos a opção de, dentro da UEA em parceira com a Fapeam, trabalhamos em conjunto, capitalizando, trazendo pessoas qualificadas para que possamos, a cada dia, desenvolver as potencialidades do nosso Estado”, disse.
A Amazongás – Distribuidora de GLP Ltda, empresa de envasamento e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo tem 22 anos de atividades e atua em quatro estados da região Norte. Para Valdenice Garcia, as tomadas de decisões do empreendimento na gestão do marido Anselmo Garcia tornaram o negócio de sucesso e de credibilidade no Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima.
A Recofarma Indústria do Amazonas é uma das 20 fábricas de concentrados que abastece a The Coca-Cola Company em todo o mundo. A fábrica instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM) teve crescimento superior a 52% na exportação em relação a 2012 e exportou, em 2013, segundo dados do Centro Internacional de Negócios (CIN/AM), US$ 305.12 milhões de concentrados e bases de bebida para o mercado internacional.
Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho