Missão espacial busca ampliar parcerias e financiamento
A 1ª Missão Brasileira de Espaço Profundo – Aster vem buscando ampliar parcerias institucionais e fontes de financiamento. O projeto multi-institucional tem como objetivo principal a construção de uma sonda espacial de pequeno porte para explorar o asteroide triplo 2001SN263, descoberto em 2008 na região entre Marte e Júpiter.
Aspectos técnicos e científicos da Missão Aster foram apresentados e discutidos por pesquisadores de várias instituições em reunião na Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), em Brasília. O encontro também teve como foco a busca de apoio financeiro entre instituições de fomento.
“Nossa intenção é unir esforços para apoiar iniciativas como esta, que elevam os níveis de excelência e tecnologia no País”, disse o presidente da AEB, José Raimundo Coelho, na abertura do evento.
Ele lembrou que as ações espaciais no Brasil estão mais diretamente voltadas ao atendimento de necessidades da sociedade, mas a AEB entende que outras vertentes de pesquisas também precisam ser incrementadas no País. “Por isso estamos sempre abertos à análise de propostas”, completou o presidente.
A reunião na AEB foi organizada pelo pesquisador, Haroldo de Campos Velho, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI). Além de sua apresentação, nove especialistas, que gerenciam estudos de componentes da missão, falaram sobre o desenvolvimento das unidades que compõem a sonda.
Fonte: MCTI, com informações da AEB