Pressão social forma opinião do jovem, mas é por pouco tempo

Alunos tentaram balancear suas classificações à média geral. Foto: Stock Photos

Todos queremos sentir que somos pessoas de livre pensamento, mas não há nada como o poder da pressão social para influenciar uma opinião. Uma nova pesquisa mostra que as pessoas mudam seus julgamentos de acordo com a norma do grupo, mas esta mudança parece durar apenas cerca de três dias. O estudo foi publicado na revista Psychological Science.

“Nossa exposição à opinião dos outros muda a nossa opinião, mas não para sempre. Assim como um remédio tem uma validade, as influências sociais também funcionam apenas por um tempo”, explica o psicólogo Rongjun Yu, da Universidade Normal do Sul da China e autor do estudo.

Yu e seus colegas Yi Huang e Keith Kendrick recrutaram estudantes chineses para participar de um estudo em que exploraram como “as pessoas percebem a atratividade facial”. Os alunos observaram 280 fotografias de jovens adultas chinesas e foram convidados a avaliar sua atratividade em uma escala de 8 pontos — ou seja, definir as mulheres que achavam bonitas.

Depois de dar a nota, eles viam a classificação média calculada entre os outros 200 alunos para cada rosto. Em 25% dos casos as notas dadas por cada voluntário equivalia à média total.

Os estudantes voltaram ao laboratório para classificar os mesmos rostos após 1 dia, 3 dias, uma semana ou três meses.

Depois de um ou três dias, as opiniões manifestadas na primeira experiência sofreram alterações. Era, segundo Yu, um exemplo de conformidade social — ou seja, a tentativa de se adequarem ao que seria a média total.

Mas os resultados mudaram novamente conforme aumentava o intervalo entre cada teste.

De acordo com os pesquisadores, o fato de que as opiniões dos participantes foram influenciadas pela média total por três dias sugere que as normas sociais tinham um efeito verdadeiro, ainda que breve, entre os estudantes.

Estes estudos são notáveis​​, diz Yu, porque foram capazes de mostrar nossa tendência a regredir à média para se encaixar em um grupo.

Yu, no entanto, ainda não sabe por que a influência da opinião do grupo dura três dias. Ele, agora, quer descobrir se existe uma razão neurológica para a duração deste efeito, e se ele pode ser manipulado para períodos maiores ou menores.

Fonte: O Globo