Pesquisa aborda representação cultural tradicional com uso da voz em filme

Um dos objetivos do evento é discutir a dinâmica a partir da produção e da valorização da ciência produzida na região. Foto: Divulgação

O estudo da representação cultural tradicional com o uso da voz como uma estratégia diferencial do filme Reassemblage – from the firelight to the screen (1982), dirigido por Trinh T. Minh Ha foi apresentado pelo doutorando em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Gustavo Soranz, no 23º Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). O encontro ocorre no período de 27 a 30 deste mês, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém (PA).

A pesquisa faz parte do projeto de doutorado intitulado ‘Estética, experiência, experimentação: a contribuição de Trin T. Minh Ha à prática e à teoria do documentário’. Os estudos são desenvolvidos desde 2012 com aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH Doutorado).

“Fiz uma análise do primeiro filme dela (Trinh T. Minh Ha) a partir do ponto de vista de James Clifford. Realizamos uma comparação com três momentos distintos da escrita etnográfica no trabalho de campo, conforme descritos por James Clifford: a inscrição, a transcrição e a descrição, a fim de evidenciar como o filme se configura como um trabalho que expõe o caderno de campo da cineasta”, disse.

Gustavo Soranz é ex-bolsista do Programa de Comunicação Científica da Fapeam e um dos idealizadores da TV Fapeam. Ele disse que as discussões no âmbito do Compós 2014 são primordiais para o desenvolvimento das pesquisas em Comunicação na Amazônia.

“O evento é o mais importante no País na área de Comunicação, onde circulam grandes especialistas e onde são debatidas as principais pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação. É a primeira vez que o Compós acontece no Norte do País e isso incentiva os programas de pós-graduação em Comunicação das Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Pará (UFPA) a se aproximarem para que eventos como esses possam acontecer cada vez mais vezes em nossa região”, disse.

REALIDADES COMUNICACIONAIS

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPA e uma das coordenadoras do evento, Maria Ataide Malcher, informou que, um dos objetivos do Compós é discutir a dinâmica a partir da produção e da valorização da ciência produzida na região para a interpretação das realidades comunicacionais observadas na Amazônia.

A abertura oficial do Compós foi realizada na noite de terça-feira (27) após a realização do Seminário Internacional com o sociólogo da London School of Economics and Political Science, Nick Couldry.

A diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão, participou da cerimônia de abertura. Também estiveram presentes o presidente da Compós, Eduardo Morettin, (USP) e a representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Maria Helena Weber.

A programação do evento segue nesta quinta-feira (29) com as reuniões e apresentações de projetos de pesquisa nos grupos de trabalhos e finalizará na sexta-feira (30/05) com a reunião dos coordenadores, vice-coordenadores dos grupos de trabalho e diretoria da Compós, seguida da reunião do Conselho da Compós.

 Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho