Aplicativo “Saúde na Copa” é lançado pelo Governo Federal
O Ministério da Saúde lançou o aplicativo “Saúde na Copa”, iniciativa que pretende aprimorar a vigilância participativa no Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo a detecção mais rápida de doenças durante a Copa do Mundo 2014. A ferramenta já está disponível para download, gratuitamente, nas lojas virtuais Play Store e Apple Store nos idiomas português, inglês e espanhol.
O aplicativo é destinado a torcedores brasileiros e estrangeiros. Na prática, eles poderão ajudar técnicos do SUS a mapear ocorrências de sintomas similares em uma determinada localidade. Para isso, o torcedor indicará diariamente qual é a sua condição de saúde (muito bem, bem, mal ou muito mal). A partir disso, o Ministério, em conjunto com os governos municipais e estaduais, poderá adotar as providências necessárias para informar e proteger a população.
“A estratégia é construir, junto com os torcedores, um processo de monitoramento que possa identificar precocemente tendências de síndromes ou mesmo enfermidades transmissíveis. Desta forma, conseguimos antecipar o processo de intervenção, o que é essencial para o atendimento eficaz. Por isso, a importância da sociedade contribuir no processo de cuidado da saúde da comunidade neste projeto de vigilância participativa”, afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
O Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (CIOCS), do Ministério da Saúde, será responsável por acompanhar e analisar as informações coletadas por meio do aplicativo. O CIOCS será ativado em Brasília, na sede do Ministério, e monitorará a situação de saúde e a capacidade de atendimento de cada sede.
Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do Blog do Planalto