Bolsistas do PCE participam do programa Circuito da Ciência

O Circuito da Ciência é promovido pelo Inpa e comemora 15 anos em 2014. Foto: Divulgação

Bolsistas do projeto de pesquisa ‘Reciclando, aprendendo e brincando com os jogos matemáticos’ participaram no último dia 30, do programa Circuito da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O projeto é desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), financiado pelo Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Segundo o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, o Instituto está empenhado em ampliar a produção de conhecimento científico e tecnológico sobre e para a Região Amazônica e, por este motivo, é fundamental divulgar este tipo de conhecimento científico produzido pelo PCE à população. “A interação entre ciência e sociedade é condição fundamental ao desenvolvimento socioambiental e econômico da Amazônia.

CIRCUITO DA CIÊNCIA

O Circuito da Ciência é uma realização do Inpa com o patrocínio da Petrobrás e da Moto Honda da Amazônia. O evento tem o apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Prefeitura de Manaus via Secretarias Municipais de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e  de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Laboratório de Psicologia de Educação Ambiental (Lapsea), do Serviço Social do Comércio (SESC), das Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Estado do Amazonas (UEA).

Durante o circuito, atividades diversas são oferecidas aos estudantes participantes. Jogos lúdicos, oficinas sobre saúde bucal, invertebrados vivos, insetos aquáticos, alimentação e prevenção às doenças tropicais, como a malária, leishmaniose e dengue, exposições sobre reaproveitamento de resíduos sólidos, e peças teatrais fazem parte da programação. As crianças poderão andar pelas trilhas e conhecer as atrações que fazem parte do Bosque e da Casa da Ciência.

SOBRE O PCE

O programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob forma de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas. O PCE  é o resultado de uma parceria entre a Fapeam, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e as Secretarias Estadual (Seduc) e Municipal (Semed) de Educação.

Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho