Seminário debate interculturalidade nas literaturas de Língua Portuguesa

Na quarta-feira (04) e na quinta-feira (05), serão realizadas sete conferências e três minicursos. Foto: Divulgação

Para promover a discussão científica sobre as literaturas produzidas em Língua Portuguesa por escritores da África, China, Brasil e Portugal, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sediará, a partir desta terça-feira (03), o Seminário Nacional do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa (Gepelip). A programação do evento segue até a quinta-feira (05) no auditório Rio Solimões, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Ufam.

O seminário conta com aporte financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o qual foi contemplado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev).

De acordo com a doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e coordenadora do evento, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira, o objetivo do evento é promover debates e reflexões sobre a interculturalidade nas literaturas de Língua Portuguesa de forma sinergética, favorecendo a integração e a convivência entre os povos. 

Veja a programação completa do Seminário

Na quarta-feira (04) e na quinta-feira (05), serão realizadas sete conferências e três minicursos. A programação conta ainda com discussões em grupos de trabalhos que têm como eixos temáticos, dentre outros, ‘Interfaces poéticas’, ‘Convergências na dramaturgia’, ‘Interculturalidade na prosa e ficção’, ‘A formação da crítica literária’ e ‘A Amazônia em perspectiva’.

O Seminário Nacional Gepelip encerrará na noite de quinta-feira com a exposição de banners de estudos desenvolvidos por professores e acadêmicos da Ufam e com a conferência ‘Comparatismo literário e nossas relações comunitárias’, ministrada pelo livre docente da Universidade de São Paulo (USP), Benjamin Abdala Júnior.

SOBRE O PAREV

O programa tem como objetivo apoiar a realização de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar os resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico regional, nacional e internacional.

Fonte: Fapeam, com informações da assessoria da Ufam