Fapeam divulga resultado da 3ª chamada do Papac

O Programa tem como objetivo ampliar a produção científica, tecnológica e/ou de inovação de pesquisadores vinculados a Instituições de Pesquisa e/ou Ensino Superior. Foto: Reprodução

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou o resultado da terceira chamada do Programa de Apoio à Publicação de Artigos Científicos – Papac, edital 020/2013 . O aporte financeiro total para o edital é de R$ 1,7 milhão por meio do Governo do Amazonas, via Fapeam. O valor destinado  à chamada é superior a R$ 115 mil.

O Programa tem como objetivo ampliar a produção científica, tecnológica e/ou de inovação de pesquisadores vinculados a Instituições de Pesquisa e/ou Ensino Superior – Ipes, do Amazonas, por meio da concessão de auxílio pesquisa.

O auxílio será para custear a mobilidade de pesquisadores coautores e as taxas relacionadas à tradução e/ou publicação de artigos científicos, visando facilitar a produção e publicação de artigos científicos em revistas classificadas como A1, A2 e B1 no Qualis da Capes.

Ao todo foram contemplados 7 pesquisadores: 2 da Universidade Federal do Amazonas – Ufam, 3 do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia –Inpa e 2 do Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia.

A pesquisadora, Francisca das Chagas do Amaral Souza, do Inpa, contemplada com o projeto intitulado “Caracterização, processamento e efeito de frutos e pescados amazônicos com propriedades funcionais”, acredita que o edital é uma oportunidade de prosseguir com as pesquisas. “É de suma importância o apoio da Fapeam, pois com este investimento conseguimos iniciar a trajetória científica, com bolsas de estudos, compra de insumos, entre outras necessidades que a pesquisa requer. A Fapeam veio para nos dar esse suporte”, destacou Souza

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo do Edital podem ser obtidos por meio de mensagens eletrônicas a serem encaminhadas para o endereço: deap@fapeam.am.gov.br.

O resultado dessa chamada pode ser acessado aqui.

Fonte: Agência Fapeam, por Adriana Pimentel