Fapeam busca estratégias para fortalecer os cursos de Engenharias no Amazonas
Estratégias para evitar a evasão de alunos de graduação dos cursos de Engenharias do Amazonas e melhorar a qualidade do ensino da respectiva área foi a tônica da reunião que ocorreu, na terça-feira (03), no auditório Tauató, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Durante a reunião, a diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman, apresentou novas ações a serem realizadas no âmbito do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias (Pró-Engenharias), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O Programa é desenvolvido pela Fapeam sob articulação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), desde 2011. “As ações direcionadas ao ensino de graduação visam dar continuidade ao ciclo de formação às áreas das Engenharias, as quais contam com iniciativas pioneiras direcionadas ao Ensino Médio”.
Segundo Waichman, o objetivo da reunião foi apresentar o Programa Pró-Engenharias aos coordenadores e ouvir as proposições sobre a atual situação da área no Amazonas. Com as informações, a Fapeam poderá melhorar e ampliar o Programa. Também foi prevista a realização de um workshop para estruturar planos de médio e longo prazos que possam contribuir para o avanço das Engenharias, com o engajamento e compromisso dos coordenadores e dos gestores das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Estado.
“Queremos formatar um programa que traga uma nova realidade de formação aos alunos, permitindo vivenciar experiências inovadoras e capacitando-os para serem empreendedores. Com o Pró-Engenharias esperamos que, ao longo dos anos, os cursos de Engenharias do Estado se tornem referência no País, e que possamos ter resultados na formação de recursos humanos, na área de pesquisa e da inovação, no mesmo nível que conseguimos atingir na área de saúde e de climatologia”, disse Waichman e afirmou que “essas áreas estão se tornando excelência e referências nacional e internacional, a partir do planejamento de ações por parte dos gestores e da comunidade científica e de investimentos contínuos da Fapeam. Queremos o mesmo para as Engenharias”.

O encontro reuniu os coordenadores dos cursos de graduação de Engenharias do Amazonas. Foto: Fábio Ramos/Fapeam
Para o coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Elias Simão Assayag, a reunião foi positiva, uma vez que teve como objetivo preparar o setor acadêmico para os editais que serão publicados. Ele salientou que foi o primeiro passo, a meta é alinhar a realidade local com as discussões nacionais para melhorar a formação do engenheiro no Estado e no País.
Durante o encontro, Assayag propôs a criação de residência em Engenharia, curso de mestrado profissional em ensino de engenharia na modalidade a distância, a utilização de novas tecnologias de educação a distância para o ensino de engenharia, programas de bolsas de formação que se desenvolvam para os alunos, ao longo de todo o curso de graduação. “As colocações feitas são parte das discussões nacionais que acontecem no fórum de coordenadores dos cursos de engenharia no País. Esses pontos colocados foram da última reunião em Salvador”, afirmou.
Segundo o professor do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário do Norte (Uninorte), Ricardo Barbosa, o encontro foi uma oportunidade para ouvir as propostas e tentar fechar parcerias que resultem em recursos para a realização de pesquisas com os alunos. “Temos cerca de 800 alunos. É preciso também ter mecanismos que propiciem alocar investimentos em faculdades particulares. Às vezes, as fontes estão travadas e direcionadas apenas às instituições públicas. Precisa-se ter equilíbrio. Entendo que também é preciso subsídios para que o professor se sinta motivado a participar de projetos”, declarou.
Fonte: Agência Fapeam, por Luís Mansuêto