Claudio Violato é o novo presidente da Abipti
O vice-presidente de Tecnologia do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Claudio Violato, foi eleito, no último dia 6, para a presidência da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti). A eleição ocorreu durante a 33ª Assembleia Geral Ordinária da entidade. O dirigente, que terá dois anos de mandato, substitui Isa Assef dos Santos, que permaneceu seis anos à frente da instituição.
“A Abipti tem um papel importante na representação dos institutos do setor e também no processo de modificação das legislações em torno da tecnologia e da inovação. Tenho uma responsabilidade muito grande, tanto pela votação recebida, quanto pelo trabalho realizado pela equipe da Isa até agora, o que dá uma responsabilidade adicional de pelo menos manter o mesmo nível de atividades e de representação”, afirmou Violato.
O novo presidente informou que pretende construir, junto com os vice-presidentes regionais, um planejamento estratégico para conduzir a gestão da entidade. “O plano servirá para a condução das atividades da Abipti, com o objetivo de torná-la ainda mais representativa e significativa para os institutos”, disse.
Claudio Violato tem formação em Engenharia Eletrônica na Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduação em Estatística pela mesma instituição. Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Violato fez pós-graduação em Engenharia Elétrica-comunicações.
A carreira profissional de Violato é atrelada a telecomunicações. Na Telebrás, ele trabalhou em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), nas áreas de radiopropagação, transmissão digital, comunicações ópticas e comunicações de dados. Foi coordenador de projetos nessas áreas e chefe dos departamentos de Componentes e Materiais (1985-89); de Insumos Tecnológicos (1989-90) e de Sistemas de Operação (1991). No CPqD, ele já atuou como diretor-superintendente (1995-98) e, desde então, é vice-presidente de Tecnologia.
NOVA CÚPULA
Além da eleição para presidente, os institutos de pesquisa filiados à Abipti elegeram cinco vice-presidentes.Pela Região Sudeste, o cargo permanece com o executivo de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais do Instituto Eldorado, Paulo Roberto Santos Ivo. A Região Sul terá como responsável o executivo Luiz Fernando Vianna, diretor-superintendente do Instituto Lactec. O Centro-Oeste continuará sob a tutela de Maurício Lopes, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A Região Norte será comandada pela presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão. E a vice-presidência da Região Nordeste ficará sob a responsabilidade de Frederico Cavalcanti Montenegro, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep).
Fonte: Agência Gestão CT&I