Fapespa realiza Seminário de apresentação dos resultados da RedeBio
Na terça-feira (10), a Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) realiza o Seminário de Avaliação Final das Pesquisas Apoiadas pelo Edital nº 015/2009, referente ao Programa Rede Amazônica de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocosmésticos (RedeBio).
O Seminário tem como objetivo avaliar e divulgar os resultados alcançados pelos projetos da RedeBio. Na ocasião, estará presente um consultor ad hoc externo para avaliar as pesquisas, com base no Relatório Técnico Final encaminhado para a Fapespa pelos respectivos coordenadores.
Cada pesquisador terá 20 minutos para a apresentação dos resultados. Os projetos que serão apresentados abordam assuntos ligados ao desenvolvimento de biocosméticos, como a produção de óleo de andiroba como estratégia de fortalecimento da agricultura familiar no Sudeste do Pará e os estudos do insumo do babaçu para a aplicação na indústria de cosméticos.
O QUE É REDEBIO?
A Rede Amazônica de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocosméticos, a RedeBio, é um programa fomentado pelos estados do Pará, Maranhão, Amazonas, Acre, para a formação de uma rede interregional e interdisciplinar de pesquisa em biocosméticos.
O objetivo principal da RedeBio é o aproveitamento dos recursos naturais da região, a fim de desenvolver projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação para desenvolver insumos e produtos biocosméticos e estimular o fortalecimento do segmento, com foco no envolvimento de empresas e das comunidades extrativistas.
Cerca de R$ 7,2 milhões foram destinados para apoiar os projetos aprovados no Edital 015/2014, divididos entre Fapespa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema), (Funtac) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (Sect-TO).
Fonte: Confap