Abipti elege nova diretoria
Com o desafio de construir um planejamento estratégico que abrangerá, entre outros aspectos, a integração dos institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do País, o vice-presidente de Tecnologia do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Claudio Violato, foi eleito, no dia 06, para a presidência da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti).
A diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão, foi eleita vice-presidente da Região Norte.
Após a eleição, Claudio Violato, afirmou que o planejamento estratégico será construído junto com os vice-presidentes regionais e abrangerá ainda a gestão da entidade. “O plano servirá para a condução das atividades da Abipti, com o objetivo de torná-la ainda mais representativa e significativa para os institutos”, disse.
Saiba mais sobre Claudio Violato
A diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, ressaltou que por meio da vice-presidência da Região Norte que o Amazonas está participando dos espaços de tomada de decisões de CT&I no País. Segundo ela, a primeira reunião da nova diretoria da Abipti está prevista para acontecer entre a segunda quinzena de junho e a primeira quinzena de julho.
“Uma das coisas que levarei para reflexão é como que nós podemos melhorar o trabalho em rede entre as instituições e institutos da região Norte com as demais regiões do País em um processo de colaboração interinstitucional. Esse é um desafio para os institutos. Outra questão é tentar, de alguma forma, potencializar os espaços de inovação nos Estados da região e da Amazônia”, disse.
De acordo com a assessoria de comunicação da Abipti, também foram escolhidos para as vice-presidências regionais o executivo de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais do Instituto Eldorado, Paulo Roberto Santos Ivo, responsável pela região Sudeste, o diretor-superintendente do Instituto Lactec, Luiz Fernando Vianna, vice-presidente da Região Sul.
O Centro-Oeste continuará sob a tutela do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, e a vice-presidência da Região Nordeste ficará sob a responsabilidade do diretor-presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Frederico Cavalcanti Montenegro.
Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho