Educação em Ciências ganha Centro Latino-Americano de Pesquisadores na UEA
O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, participou, no último dia 10, na Escola Superior de Tecnologia (EST), da inauguração do Centro Latino-Americano de Pesquisadores em Educação em Ciências. O centro de pesquisa surgiu como resultado da 1ª Conferência Latino-Americana de Investigação em Educação de Ciências (Lasera), realizada em outubro de 2013.
Cleinaldo Costa ressaltou a importância do esforço de todos os envolvidos na implementação do projeto e também destacou que a inauguração do centro é um momento muito importante para a Universidade. “A instalação desse centro de pesquisa coloca a UEA na rota da internacionalização, com um papel de protagonista dentro dessa área de pesquisa. Esse é o papel da universidade”.
O objetivo fundamental do Centro é promover as pesquisas em diversas áreas do conhecimento a partir de convênio estabelecido com países como México, Espanha, Venezuela e Colômbia. Outro foco é coordenar as publicações da revista Latino-Americana com patrocínio do Instituto Politécnico Nacional do México. As pesquisas que estão sendo desenvolvidas têm o intuito de contribuir para a melhoria das estratégias no processo de aprendizagem da Amazônia Legal.
A coordenadora do projeto, Josefina Barrera Kalhil, acrescentou que é a primeira vez que se cria uma associação de pesquisadores na América Latina “De imediato, será neste grupo que serão desenvolvidos projetos no Lasera 2014, no México”, ressaltou a professora.
LASERA
O Lasera é um evento promovido pela UEA, Instituto Politécnico Nacional e Instituto de Ciências da Educação com o objetivo de reunir professores e pesquisadores latino-americanos em Ensino de Ciências de todos os níveis de ensino para trabalhar em projetos acadêmicos internacionais para melhorar a educação em ciência.
Este ano, o tema da conferência é Educação em Ciências e Tecnologias Emergentes. A primeira edição do evento foi realizada em outubro de 2013, em Manaus, onde mais de 100 projetos de educação de ciência nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática foram apresentados, além de vários países como Chile, Venezuela, Equador, México, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Espanha, França e Portugal.
Fonte: UEA