Projeto investiga a variação dos pronomes tu/você, em Manaus

O uso dos pronomes varia ainda de acordo com o gênero, a idade e o grau de escolaridade do informante. Foto: Reprodução

O modo de falar é uma das características que distingue as pessoas e as identifica com seu local de nascimento. Comumente, se afirma que o pronome ‘tu’ foi substituído pelo ‘você’ no território brasileiro, com exceção do Rio Grande do Sul e de algumas cidades na Região Norte.

A substituição do pronome ‘tu’ pelo ‘você’ é considerada por pesquisadores como um traço da identidade do manauara. Para investigar esta substituição, o mestrando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leandro D`Vinci Babilônia Brandão, está desenvolvendo um estudo no qual também pretende descrever os fatores que condicionam essa variação linguística no Amazonas.

O projeto intitulado “Eu falo tu. E você? – Os pronomes de segunda pessoa na fala manauara”, é financiado pelo Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados do Estado do Amazonas (RH-Mestrado/Fluxo Contínuo).

“Investigar esse fenômeno evidencia a importante tarefa de conhecer a diversidade do português falado no Brasil e, em particular, no Amazonas”, disse D´Vinci.

BANCO DE DADOS

O objetivo do estudo é verificar a influência de fatores sociointeracionais na variação tu/você e suas marcas de concordância na fala do manauara. “Com isto, analisarei os contextos de uso dessas formas de tratamento, as ocorrências do pronome de 2ª pessoa no singular, além de comparar, quando for viável, os resultados obtidos com os de outras pesquisas já realizadas”, disse o pesquisador.

D´Vinci informou que o projeto utilizará e ampliará o banco de dados ‘Documentação e Análise da Fala Urbana Manauara (Famac)’ já constituído e cujas bases estão na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “A pesquisa dialogará com outras já desenvolvidas e em desenvolvimento no Brasil, inserindo, portanto, o Amazonas no cenário dos estudos relativos ao fenômeno”, disse.

Ele disse que o uso dos pronomes varia ainda de acordo com o gênero, a idade e o grau de escolaridade do informante. A afirmação será confirmada ao final do estudo. “Espera-se que as mulheres utilizem mais o tu, haja vista ser um traço identitário do falar manauara e uma marca de solidariedade. A idade dos falantes, por sua vez, provavelmente apontará para um crescente uso de tu pelos mais jovens e quanto maior for o grau de escolaridade do falante, mais favorecido será o pronome você, enquanto o pronome tu ocorrerá na fala dos menos escolarizados”, esclareceu.

Ao final do estudo, em 2016, D´Vinci espera confirmar que os pronomes ‘tu’ e ‘você’, em Manaus, possuem usos próprios e contextuais. “No que se refere às situações de registro, quanto mais formal, maior será a probabilidade de que se use o pronome você; quanto mais familiar e distenso o contexto, haverá preferência pelo tu”, explicou o pesquisador.

SOBRE O RH-MESTRADO

O programa visa conceder bolsas de mestrado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes em outros Estados ou no Amazonas, desde que o Programa de Pós-Graduação não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad).

Fonte: Agência Fapeam, po Camila Carvalho