MCTI apresenta nova ferramenta do Sibratec

A ferramenta vai estimular novos negócios tecnológicos e inovadores. Foto: Divulgação

Foi apresentado no último dia 24, o SibratecShop, a nova ferramenta do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), projeto do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para facilitar o acesso a equipamentos, softwares e centros de aprendizagem para novos empreendedores. A avaliação da pasta é que a empreitada irá encurtar distâncias entre instituições de ciência e tecnologia (ICTs) no País e simplificar os processos.

“Num espaço muito curto de tempo, estamos criando, de fato, um sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação que dará resultados crescentes num futuro próximo”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Tecnológico do MCTI, Alvaro Prata.

O SibratecShop também tem como princípio ajudar na formação de novas empresas. Levantamento do MCTI é que seis em cada dez estudantes universitários pensam em abrir seu próprio negócio. No tocante à CT&I, há atualmente 400 incubadoras de base tecnológica, com cerca de três mil empresas incubadas. Segundo o coordenador-geral de Serviços Tecnológicos do MCTI, Jorge Campagnolo, a ferramenta vai estimular novos negócios tecnológicos e inovadores.

“Temos um grande potencial de empreendedorismo que precisa de apoio. O SibratecShop vai possibilitar que as micro e pequenas empresas [MPEs], novos empreendedores e alunos, que saem das universidades com a ânsia de criar o seu próprio negócio, tenham mais facilidade em começar a desenvolver seus produtos e criar suas empresas”, argumentou.

Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI