Edital quer estimular intercâmbio entre instituições de Portugal e do Brasil
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) destinará pouco mais de R$ 20 milhões para apoiar o intercâmbio entre entidades de ensino e pesquisa do Brasil e de Portugal por meio da mobilidade de professores, cientistas e estudantes de pós-graduação de ambas nações. A iniciativa tem como meta fortalecer, aumentar e internacionalizar as universidades e centros de pesquisa público do País. Interessados têm até 8 de setembro para enviar propostas.
Para participar, o coordenador da proposta deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto de residência permanente no País, com reconhecida competência na área e disponibilidade para as atividades acadêmicas e administrativas atinentes ao projeto; estar em efetivo exercício no magistério da educação superior durante todo o período da pesquisa; e possuir título de doutor há mais de cinco anos.
Ao todo serão contemplados trinta projetos. As propostas aprovadas receberão até R$ 10 mil aprovados e terão direito a financiamento de bolsas no exterior, auxílio deslocamento e instalação, seguro saúde, diárias e recurso para material de custeio. O resultado está previsto para ser divulgado em fevereiro de 2015.
Para mais informações acesse a íntegra do edital neste link.
Fonte: Agência CT&I