Pós-Graduação em Matemática da Ufam forma seu primeiro doutor

O Doutorado em Matemática é resultado da parceria com a Universidade Federal do Pará em uma associação ampla e que já tem quatro anos. Foto: Reprodução

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Pará (UFPA) realizou, na manhã do último dia 11, a primeira defesa de doutorado do aluno Raul Rabello Mesquita.

Com o título “Fórmulas Variacionais tipo Hadamard para os autovalores do N-laplaciano e Aplicações”, e  sob  a orientação do professor Dr. José Nazareno Vieira Gomes (Ufam), a tese foi apresentada no auditório Professor José Henrique de Sá Mesquita do Departamento de Matemática.

De acordo com o orientador, o doutorando trabalhou com uma família analítica de estruturas riemannianas em uma variedade diferenciável M com bordo. “Ele considerou a condição de bordo de Dirichlet ao operador diferencial L conhecido como laplaciano drifting e mostrou a existência de curvas analíticas de seus autovalores e autofunções”, disse José Nazareno.

Para o professor a primeira defesa de doutorado é um marco para o Departamento de Matemática e também para a Universidade. “Tivemos apoio do Departamento, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Instituto de Ciências Exatas. Primeira defesa da pós-graduação em matemática é fruto de um trabalho de longa duração e representa um apoio no investimento em pesquisa e formação em Matemática no Norte do País”, destaca.

O Doutorado em Matemática é resultado da parceria com a Universidade Federal do Pará em uma associação ampla e que já tem quatro anos. O professor Roberto Cristóvão Mesquita Silva, vice-coordenador do Programa, ressalta que com o primeiro professor doutor formado pela Ufam, a matemática vive um momento histórico.

“Para além do curso de Matemática, esse é um avanço para matemática no Amazonas, na região Norte. Poderemos formar nossos professores aqui e podemos também receber pesquisadores  discentes de outros Estados”, completa Roberto.

O aluno que inaugurou a temporada de defesas de teses no Programa de Pós-Graduação em Matemática, Raul Rabello Mesquita, comenta o desenvolvimento e a realização da última etapa do seu doutorado. “Comecei a desenvolver a pesquisa há cerca de dois anos a convite do professor Nazareno. Em 2013, os primeiros resultados significativos foram encontrados e já fizemos aplicações. E é gratificante saber que, aqui, temos apoio do Departamento e do Programa para os que almejam o crescimento acadêmico e científico dentro da Matemática”, pontua o doutorando.

Fonte: Ufam